Hospitalização de crianças com desnutrição é a maior em 14 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

 

Estudo divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) concluiu que, em 2021, oito crianças por dia foram levadas a hospitais por desnutrição no Brasil. O número é o maior dos últimos 14 anos. Em um ano, 2.939 crianças passaram pela situação. 

 

  • Leia mais:  Um a cada 3 lares com crianças de até 10 anos sofre com a fome no país

 

Em 100 mil nascimentos, pelo menos 113 bebês foram internados; número 11% maior que em 2008, primeiro ano da pesquisa. O levantamento, publicado pelo Estadão, é do Observa Infância, que reúne pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e da  Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (Unifase), de Petrópolis, a partir de dados do Ministério da Saúde. 

 

 

 

Neste ano, de janeiro a agosto, o número de internações subiu 7%, ou seja, nove crianças por dia são internadas por falta de comida.  A situação mais crítica é no Nordeste, onde o número de hospitalizações é 51% (171,5 a cada cem mil nascimentos) maior do que a média nacional.

 

Depois do Nordeste, as maiores médias são Centro-Oeste (122,8), Sul (107), Norte (101,9) e Sudeste (72). No Sudeste, mesmo que abaixo da média nacional, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte compõem o ranking com maior taxa de hospitalização. 

 

  • Leia mais:  Fome e insegurança alimentar atingem metade dos lares com crianças no Norte e Nordeste

 

Em entrevista à imprensa, o coordenador da pesquisa, Cristiano Boccolini, ressalta que, embora sejam mais graves no Nordeste, os dados são alarmantes em todo o Brasil. ????? preciso que sejamos mais eficientes em identificar e alcançar famílias com vulnerabilidade social???, afirma.

 

A pesquisa revelou ainda que, por maior que o número de desnutrição seja, a mortalidade infantil não aumentou no mesmo ritmo. Isso se deve ao fato de que o Sistema ??nico de Sáude (SUS) “segurou as pontas” com os tratamentos, segundo Boccolini.

 

O Ministério da Saúde declarou que, no ano passado (2021) destinou R$ 345 milhões aos estadoss para incentivar ações e fortalecer a atenção a crianças com menos de sete anos e gestantes com má nutrição. Além disso, informa que acompanha os dados sobre alimentação infantil e que implantou programas de suplementação nutricional para famílias de baixa renda.

 

*Estagiária sob supervisão   

 

 

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Empresa de ônibus é alvo de investigação por ligação com o PCC

Nessa quinta-feira (25), uma força-tarefa da Polícia Civil de São Paulo, em parceria com o Ministério Público, deflagrou uma operação contra suspeitos de...

8½ Festa do Cinema Italiano reúne filmes de prestígio internacional 

A 8½ Festa do Cinema Italiano desembarca em 17 cidades do país para a 13ª edição, que acontece de 25 de junho a...

Imóvel desaba e mata duas meninas na Ilha do Governador, no Rio

Desabamento de um prédio de três andares aconteceu pela manhã desta quinta-feira (25) na Comunidade Praia da Rosa, no Tauá, Ilha do Governador,...