Vai flopar? Mais da metade dos pequenos negócios baianos não têm planos para a Copa do Mundo

Publicado:

Faltam 25 dias para o início da Copa do Mundo, o evento mais importante do calendário esportivo mundial, mas um levantamento do Sebrae revelou que 56% dos pequenos negócios na Bahia ainda não se planejaram para o mundial. Segundo a pesquisa, os empresários estão enfrentando aumento de custos e falta de clientes, e afirmam que vão aguardar o fim do período eleitoral para apostar no faturamento verde e amarelo.

A pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios avaliou a saúde financeira dos microempreendedores individuais, das microempresas e das empresas de pequeno porte entre agosto de 2022 e agosto de 2021, e as perspectivas em relação a Copa do Mundo. O setor representa 18,5 milhões de negócios no país e para o levantamento foram entrevistados 6.028 mil empresários, 254 deles na Bahia.

Para 43% dos empresários baianos o aumento nos custos com insumos, mercadorias, combustíveis, aluguel e energia são a principal dificuldade do setor. Em seguida, 28% dos entrevistados reclamaram da ausência de clientes e 7% disseram estar endividados com empréstimos bancários. O Analista da Unidade de Gestão Estratégia do Sebrae, Anderson Teixeira, explicou que existe outro fator no caminho.

???Esse ano, a Copa do Mundo mudou de junho para novembro e isso impactou no planejamento das empresas. Antes, era preciso se preparar para o torneio e os festejos juninos. Desta vez, temos as eleições. A mídia e as redes sociais estão todas voltadas para isso, ainda não há clima de Copa do Mundo. Os empresários estão esperando passar o segundo turno do pleito para investir nessas vendas???, explicou.

Ele disse que ainda é possível fazer um planejamento, que as redes sociais são importantes ferramentas para alcançar os consumidores e que a maioria dos setores têm possibilidade de faturar com a Copa, principalmente comércio e serviços. Teixeira frisou que a proximidade com outros eventos, como a Black Friday e o Natal, gera um conflito positivo.

???Normalmente essas empresas têm poucos funcionários e essa é a oportunidade de aproveitar a mão de obra para impulsionar as vendas. O setor de moda, por exemplo, pode se inspirar na copa e aproveitar a black friday. O setor de bares pode fazer promoções e criar uma agenda dos jogos. Os eventos não são concorrentes, eles se complementam. ?? importante aproveitar esse momento para aumentar o faturamento???, afirmou o analista.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de agosto e 11 de setembro, e o nível de confiança é de 95%. O estado mais bem preparado foi Roraima, onde 82% dos entrevistados disseram estar articulados para o evento. A Bahia ficou na 9ª posição, com 44%, e acima da média nacional de 37%. Alex Santana, 44 anos, é proprietário de um bar em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, e disse que pretende investir na Copa.

???Quando tem jogo do Bahia ou do Vitória a gente coloca um televisor para os clientes, pretendo fazer o mesmo com a Copa do Mundo, e vamos fazer uma decoração em verde e amarelo para o pessoal entrar no clima. As contas estão apertadas, mas acredito que teremos um bom retorno financeiro???, contou.

Já a empreendedora Simone Régis, proprietária da loja virtual Mar de Flores Moda Família e Kids (@mardeflores_story), disse que está aguardando passar o período das eleições para lançar nas redes sociais da loja as novas peças da Copa do Mundo. A intenção é repetir o sucesso que ela teve no início de setembro.

???No sete de setembro tive muitas saídas dos conjuntos mãe e filha e houve muita procura por conta das escolas. Na próxima semana, vou lançar alguns modelos femininos e conjuntos pensando para a Copa, e com a aproximação da Black Friday a gente pode pensar em combos e promoções. Acredito que vai agregar???, contou.

A Copa do Mundo de 2022 será realizada no Catar, na Ásia. O jogo inaugural será disputado no dia 20 de novembro, entre a seleção do país-sede e o Equador, às 13h de Brasília (19h locais). Antes, acontecerá a cerimônia de abertura do Mundial. Já a final acontecerá no dia 18 de dezembro, no Estádio de Lusail. A estreia da seleção brasileira será no dia 24 de novembro, contra os sérvios, às 16h de Brasília.

csm Copa 1 Ana Lucia Albuquerque c398ac6a2d

Enfeites de cabelo nas cores verde e amarela também são uma opção dos comerciantes para atrair as torcedoras

(Foto: Ana Lúcia Albuquerque/CORREIO)

Varejo baiano 
Na Avenida Sete de Setembro, no Centro, alguns empresários já iniciaram a decoração de Copa, mas ainda de forma tímida. O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindlojas), Paulo Motta, explicou que apesar do aumento das despesas, o setor está otimista com o torneio e o faturamento do final do ano.

???Estamos projetando R$ 49 milhões em vendas com a Copa do Mundo. ?? um evento tradicional e que atrai o interesse do consumidor. Além disso, temos a Black Friday no dia 30 de novembro que também movimenta o comércio. A expectativa é registrar um crescimento de 15% a 20% esse ano, gerar 10 mil empregos na Bahia e efetivar 2 mil deles até fevereiro???, afirmou.

Na semana passada, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou a expectativa de R$ 1,48 bilhão em vendas no Brasil relacionadas diretamente à Copa do Mundo de 2022. O faturamento do varejo baiano será o maior previsto entre os estados do Nordeste. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA), Kelsor Fernandes, disse que o ramo de móveis e eletrodomésticos deverá responder por 34% da receita do setor em decorrência do evento.

“Em setembro, registramos que houve aumento de 6,7% na pesquisa por Smart TVs em lojas online, em comparação com agosto. Antes da Copa de 2014, as buscas foram 6,3% maiores e, em 2018, cresceram 5,3%”, lembrou.

Para o presidente da Fecomércio, o setor tem três principais dificuldades a serem enfrentadas. A primeira é a taxa média de juros atual das operações com recursos livres aos consumidores, que se encontra no patamar mais elevado desde abril de 2018 e hoje é de 59,93% ao ano. Em segundo lugar, está a variação negativa de 7,8% da taxa de câmbio do dólar em relação ao real desde o início do ano. Por fim, o período pós pandemia, que pede que qualquer volume de venda seja comemorado, segundo Fernandes.

Confira outros dados sobre os pequenos empresários baianos:

  • Dívidas ??? 42% deles não têm dívidas com empréstimos, 29% estão endividados e 28% estão com as contas em atraso. Em 37% dos casos, as dívidas representam de 30% a 50% dos custos mensais da empresa;
  • Crédito – 30% dos empresários buscaram empréstimo bancários nos últimos três meses, 48% deles não conseguiu o dinheiro e apenas 52% conseguiram fazer algum investimento no negócio nesse período;
  • Aluguel ??? 44% dos negócios funcionam em espaços alugados e 33% tiveram o valor reajustado nos últimos três meses;
  • Virtual ??? 75% dos pequenos empresários utilizam redes sociais e aplicativos para fazer vendas;
  • Pagamentos ??? 44% dos clientes preferem pagar com PIX, 25% com cartão de crédito e 15% em dinheiro;
  • Expectativa ??? Para 25% dos entrevistados os desafios provocaram mudanças que foram valiosas para o negócio, outros 21% disseram estar animados com as novas oportunidades e apenas 5% acreditam que o pior já passou;

Estados mais bem preparados para a Copa do Mundo:

  1. Roraima 82%
  2. Amapá 62%
  3. Amazonas 57%
  4. Tocantins 56%
  5. Pará ??? 55%
  6. Paraíba ??? 50%
  7. Piauí ??? 49%
  8. Goiás ??? 45%
  9. Bahia – 44%
  10. Alagoas e Sergipe ??? 43%

*Com a colaboração de Larissa Almeida

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

John Kennedy tem situação regularizada na CBF e está liberado para enfrentar o Flamengo

Em uma reviravolta emocionante, John Kennedy, o jovem atacante de apenas 23 anos, teve sua situação regularizada na Confederação Brasileira de Futebol (CBF)....

Snoop Dogg se torna coproprietário do Swansea, da 2ª divisão inglesa

Em um movimento surpreendente, o icônico rapper americano Snoop Dogg se tornou coproprietário do Swansea City, clube da segunda divisão inglesa. Essa nova...

Em estreia de Lucarelli, Brasil bate Turquia e permanece líder na Liga das Nações

A seleção brasileira masculina de vôlei conquistou uma vitória marcante contra...