Outubro Rosa: Largo de Roma e Praça da Piedade recebem feiras de saúde

Publicado:

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue promovendo uma série de atividades alusivas ao Outubro Rosa, tendo como público-alvo as mulheres em situação de rua. Nesta quarta-feira (26), o Largo de Roma, no Bonfim, recebe a Feira de Saúde “Te encontro no Ponto”, das 9h às 13h. Já na manhã de quinta-feira (27), a Feira de Saúde “Mulher da Maloca” chega à Praça da Piedade, no Centro de Salvador.

 

As iniciativas visam promover o cuidado com a população em situação de rua e a comunidade ao redor das praças de Roma e Piedade, locais de grande circulação deste público. Dentre os serviços que serão ofertados estão aferição de pressão arterial, enfermagem, verificação de glicemia, orientação sobre o uso de contraceptivos, orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis (HIV, sífilis, entre outros), orientação de higiene oral.

 

Além disso, haverá roda de conversa “Cuidando de mim”, que abordará os temas “Impactos na saúde mental ao receber um diagnóstico terminal”, “Mitos e verdades sobre o câncer”, “Valorização da autoestima”, “O toque também é uma forma de cuidado: autoexame”. Ações de musicalização e corporais, educação em saúde, jogo de tabuleiro Caminho para a Cidadania, orientações jurídicas e distribuição de kit higiene fazem parte ainda da programação.

 

Participam das feiras de saúde os Consultórios na Rua de Itapagipe, Pelourinho e Gamboa, Pontos de Cidadania Itapagipe e Centro Histórico, Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) e profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Salvador, Defensoria Pública, e Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres, que promoverão serviços, encaminhamentos e orientações nos estandes.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

InfoGripe: número de casos de SRAG segue em queda no país

Embora a incidência ainda esteja elevada, o cenário reflete a interrupção do crescimento ou diminuição das hospitalizações por vírus sincicial respiratório (VSR)

Capitais do Norte e Nordeste ocupam os piores índices de saneamento básico em 2025

Estudo do Instituto Trata Brasil aponta que 8 das 20 piores cidades são capitais dessas regiões; Porto Velho, Macapá e Rio Branco têm os menores índices de coleta e tratamento de esgoto

Vacinação contra o sarampo é intensificada em áreas de fronteira

O objetivo é evitar a reintrodução do vírus no país