Lula x Bolsonaro: veja as últimas pesquisas que serão divulgadas hoje (29)

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Sete pesquisas de intenção de voto para o cargo de presidente da República vão ser divulgadas ao longo deste sábado (29/10), que antecede o dia da votação final entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL).

 

De acordo com o registro feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os institutos que registraram os últimos levantamentos no dia 23 de outubro: Datafolha, Ipec, Quaest, Atlas, Paraná Pesquisas e Verita. O candidato eleito em segundo turno, realizado neste domingo (30/10), tomará posse em 1° de janeiro de 2023. 

 

Confira quais serão as pesquisas divulgadas na véspera das eleições:

 

  • Datafolha: Com 8.320 entrevistados, a pesquisa do instituto Datafolha foi contratada pela empresa Folha da Manhã, que edita o jornal Folha de S.Paulo, e o grupo Globo, com o custo de R$ 617.974,00. As entrevistas foram realizadas em 253 municípios de todas as unidades da Federação. A margem de erro prevista é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-08297/2022.
  • Ipec: Com 4.272 entrevistados, a pesquisa do instituto Ipec foi contratada pelo grupo Globo e teve o custo de R$ 514.446,81. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais e para menos e nível de confiança de 95%. Foram ouvidas pessoas de todas as unidades da federação, sendo que há uma amostra expandida nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 800 e 1.008 entrevistas, respectivamente. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-05256/2022. 
  • Atlas: Com 7500 entrevistados, a pesquisa Atlas foi realizada pela empresa Nervera Serviços de Informática, tendo o custo de R$ 65 mil. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-04838/2022.
  • Quaest: Com 2.000 entrevistados, a pesquisa Quaest foi contratada pelo Banco Genial e teve o custo de R$ 198.200. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no tribunal Superior Eleitoral, sob o número BR-05765/2022.
  • Paraná Pesquisas: Com 2.400 entrevistados, a pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, autofinanciada pelo próprio instituto, teve o custo de R$ 50 mil. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-09573/2022.
  • Veritá: Com 17.552 entrevistados, a pesquisa Veritá foi autofinanciada pelo próprio instituto, com custo de R$ 119 mil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-04217/2022.
  • MDA: Com 2.002 entrevistados, a pesquisa do instituto MDA é contratada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e teve o custo de R$ 168 mil. Foram ouvidas pessoas de 137 municípios. AA margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, considerando grau de confiança de 95%. pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-01820/2022.

Primeiro turno

O primeiro turno das eleições de 2022 foi realizado em 2 de outubro. Naquela data, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi escolhido por 48,43% dos eleitores, o equivalente a 57.259.504 votos. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, terminou com 43,20%, ou 51.072.345 votos.

 

Leia: Vídeo explica por que Minas Gerais é decisiva nas eleições presidenciais 

 

Os outros candidatos mais lembrados pelos brasileiros foram Simone Tebet (MDB), com 4,16% (4.915.423 votos), e Ciro Gomes (PDT), com 3,04% (3.599.287 votos).  

 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 118 milhões de votos válidos no primeiro turno, além de 1,9 milhão de votos brancos e 3,4 milhões nulos. Mais de 32 milhões de pessoas não compareceram para votar, o que corresponde a 20,95% do eleitorado. 

 

O “Beabá da Política”

A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.

 

 

 

 

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