Rússia multa Wikipédia por textos sobre invasão da Ucrânia

Publicado:

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um tribunal russo condenou, nesta terça-feira (1º), a enciclopédia online Wikipédia a pagar uma multa por dois textos sobre a ofensiva na Ucrânia.

Agências de notícias russas informaram que a Fundação Wikimedia terá de pagar uma multa de 2 milhões de rublos (cerca de R$ 170 mil) por não retirar esses artigos que continha, segundo a corte, informações falsas.

Os dois artigos tinham como título “Resistência não-violenta da população ucraniana no curso da invasão russa” e “Avaliações da invasão russa da Ucrânia em 2022”.

“Ninguém eliminará” as duas páginas em questão, e a decisão do tribunal será contestada na Justiça, declarou o diretor da Fundação Wikimedia, Vladimir Medeiko. A Wikipedia possui diversas páginas sobre a Guerra da Ucrânia, que ainda não foram alvo de ações da Rússia.

Trata-se da terceira multa imposta à Fundação na Rússia desde o início do conflito em fevereiro deste ano.

Redes como Facebook, Twitter e Instagram foram bloqueadas no país, e o Google foi condenado a pagar 360 milhões de euros por não excluir do YouTube conteúdos críticos à ofensiva.

Em 2015, a Wikipédia foi brevemente incluída na lista de sites que deveriam ser bloqueados, por um texto sobre o charas, uma variedade da cannabis. A lei russa proíbe a publicação online de informações sobre o uso de entorpecentes.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Autoridade britânica liga alerta para riscos de bolha da IA

O Banco da Inglaterra (BoE) fez um alerta sobre uma possível correção significativa no valor das grandes empresas de...

Polícia Federal investiga ataques cibernéticos contra deputados pró-PL Antiaborto

A Polícia Federal (PF) iniciou a Operação Intolerans nesta terça-feira, focando em suspeitos de ataques cibernéticos a sites de deputados federais que apoiaram...

IA inspirada no cérebro consegue simular atividade neural, diz estudo

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins realizaram um estudo que mostra como sistemas de inteligência artificial projetados com...