Carlos Zacarias relança livro sobre estratégias antifascistas no Brasil

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O professor e escritor Carlos Zacarias relança nesta quarta-feira (2) o livro “Os impasses da estratégia: os comunistas, o antifascismo e a revolução burguesa no Brasil 1936-1948”. Lançado originalmente em 2009, a obra agora é publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba).

 

A nova edição chega às livrarias como parte das comemorações e reflexões em torno da passagem dos 100 anos de fundação do PCB. O evento de lançamento ocorrerá no estande da Casa das Editoras Baianas na Flipelô, na Faculdade de Medicina da Bahia no Largo do Terreiro de Jesus, as 15h dessa quarta-feira. 

 

Na ocasião haverá uma mesa sobre a história social da Bahia com a presença do autor e de Francisco Teixeira, com mediação de Ricardo Sizillio. Após o debate, o livro estará a disposição dos interessados que podem também pegar um autógrafo.

 

SOBRE O LIVRO
Na obra desfilam personagens importantes da gloriosa história do PCB, como Luiz Carlos Prestes, Olga Benário, Carlos Marighella, Armênio Guedes, Jacob Gorender, Giocondo Dias, Arruda Câmara, João Falcão entre muitos outros.

 

Foto: Divulgação

 

O texto narra a história do Partido Comunista do Brasil (que é como se chamava o PCB até 1961), entre a derrota e o balanço sobre os levantes de 1935, a reconstrução nas lutas de massa a partir de 1942/43 sob a tática antifascista de União Nacional e os intensos anos da Segunda Guerra Mundial, até a eleição da Assembleia Nacional Constituinte de 1946 e a cassação do registro do PCB em 1947 e dos seus 14 parlamentares no ano seguinte. 

 

Tudo isso discutido a partir da tentativa de compreensão da estratégia de revolução democrático-burguesa que impulsionava os comunistas brasileiros em sua luta pelo que entendiam ser a necessária superação do atraso semifeudal existente no país.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Kassio Nunes e Mendonça quebram resistência de bolsonaristas a Messias

STF nomeação Messias: Mendonça e Kassio ajudam a angariar votos para vaga no Supremo Ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques, do STF, têm...

Hugo Motta bate de frente com a pressão do Centrão para rever acordo com PT na indicação ao TCU

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem resistido à pressão de líderes do Centrão para romper o acordo com o PT sobre...

Concurso do STF: lista de nomeados publicada após criação de 40 cargos

O texto-base foi aprovado e culminou na Lei n° 15.253, agora sancionada, com 40 cargos efetivos e 160 funções comissionadas 1. Lei e sanção...