Pfizer pedirá autorização dos EUA para 1ª vacina do mundo contra o VSR

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Pfizer afirmou que os estudos confirmam a segurança e eficácia de sua vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). Com os resultados positivos, a farmacêutica pretende pedir aprovação para comercialização ao FDA, órgão equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, até o final deste ano. As informações são do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

 

Se aprovado, o imunizante da Pfizer será a primeira fórmula criada especificamente contra o VSR que é o primeiro novo produto relacionado à infecção em mais de duas décadas. Em março, o FDA designou a vacina como uma terapia inovadora, um status que acelera sua revisão pela agência.

 

O VSR é um vírus respiratório que normalmente causa sintomas semelhantes aos de um resfriado. Entretanto, em idosos e bebês, é capaz de desenvolver quadros graves. Inicialmente, a ideia é que a vacina da Pfizer seja administrada em mulheres grávidas, para que elas produzam anticorpos capazes de atravessar a placenta, protegendo a criança antes mesmo do nascimento.

 

No teste, a vacina foi administrada em gestantes e os resultados mostram que a fórmula é cerca de 80% eficaz na prevenção da forma grave do VSR em bebês nos primeiros três meses de vida. O imunizante também reduziu pela metade o risco da criança precisar consultar um médico por conta da infecção.

 

“O comitê de monitoramento de dados do estudo recomendou, com base nos respostas, que deveríamos ir adiante. A vacina é segura e eficaz e poderá realmente ajudar a prevenir o VSR, principalmente durante o inverno”, afirma o vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento clínico de vacinas da Pfizer, William Gruber, à CNN.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...