Moraes sobre bolsonaristas que fazem bloqueios: ‘criminosos’

Publicado:

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, subiu o tom nesta quinta-feira (03/11) contra manifestantes pró-Jair Bolsonaro (PL) que “estão praticando atos antidemocráticos” após o resultado da eleição presidencial. Bolsonaro, que tentava reeleição, foi derrotado no último domingo (30) por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em segundo turno. Moraes, também ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que alguns deles “serão tratados como criminosos”.
“Aqueles que criminosamente não estão aceitando, aqueles que criminosamente estão praticando atos antidemocráticos, serão serão tratados como criminosos, e a sua responsabilidade, as responsabilidades, serão apuradas”, disse, em sessão plenária do STF nesta quinta.
Desde domingo, manifestantes bolsonaristas, entre caminhoneiros e outros populares, bloquearam rodovias federais e estaduais pelo Brasil. Em outras manifestações pelo país, também é possível identificar pedidos de uma intervenção militar.
Lula venceu Bolsonaro com 50,9% dos votos válidos, contra 49,1% de Bolsonaro. O atual presidente fez dois pronunciamentos públicos após a derrota, na terça-feira (1) e nessa quarta-feira (2). Moraes voltou a dizer que a eleição está encerrada e que Lula tomará posse como presidente em janeiro.
“As eleições acabaram, o segundo turno acabou democraticamente no último domingo, o Tribunal Superior Eleitoral proclamou o vencedor, o vencedor será diplomado dia 19, até 19 de dezembro, e tomará posse dia 1º de janeiro de 2023. Isso é democracia, isso é alternância de poder, isso é estado republicano”, também afirmou.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Envelhecimento acelera aos 50 anos, sobretudo nos vasos sanguíneos

Um estudo inovador sobre as proteínas em tecidos humanos revela que os vasos sanguíneos, especialmente a aorta, são os primeiros a mostrar sinais...

A 4 dias do tarifaço, Celso Amorim provoca Trump no Financial Times

A recente declaração de Celso Amorim no Financial Times acendeu um sinal de alerta nas relações internacionais do Brasil. Com um título provocativo,...

Camboja e Tailândia selam “imediato” cessar-fogo mediado pela Malásia

Na última segunda-feira, Tailândia e Camboja deram um passo importante rumo à paz, ao concordar com um cessar-fogo “imediato e incondicional”, mediado pelo...