Fifa pede ‘foco no futebol’ às seleções durante Copa do Mundo no Catar

Publicado:

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, escreveu uma carta dirigida às 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo do Catar. Embora tenha reconhecido questões ideológicas e políticas, o representante máximo da entidade pediu “foco no futebol”.

 

Nesta sexta-feira (4), o canal televisivo britânico, “Sky Sports” divulgou a carta.

“Nós sabemos que o futebol não vive no vácuo e estamos igualmente cientes de que existem muitos desafios e dificuldades de natureza política em todo o mundo. Mas, por favor, não permita que o futebol seja arrastado para todas as batalhas ideológicas ou políticas que existem”, começou Infantino.

Inglaterra, País de Gales e outros seis países europeus pediram à Fifa por exemplo, para que seus capitães usem braçadeiras coloridas. A homenagem ao grupo LGBTQIAP+. seria uma forma de chamar atenção para as leis rígidas no Catar que cerceiam a liberdade de gênero no país.

Além de não citar o pedido, o presidente da Fifa também ignorou o fato de que há críticas severas em relação a questão dos direitos humanos. A morte de alguns trabalhadores durante as obras para realização do Mundial também geraram indignação em ativistas.

A fim de mostrar o posicionamento da entidade, Infantino continuou: “Na FIFA, tentamos respeitar todas as opiniões e crenças, sem dar lições de moral ao resto do mundo”.

Ao chamar atenção para a diversidade, ele continuou: “Uma das grandes forças do mundo é, de fato, sua própria diversidade, e se inclusão significa alguma coisa, significa respeitar essa diversidade. Nenhum povo, cultura ou nação é ‘melhor’ do que qualquer outro”.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neymar: saiba como e o que aconteceu em confusão durante Tardezinha

Com o futebol europeu de férias, Neymar passou o domingo (2) em Niterói, no Rio de Janeiro, junto com a namorada Bruna Biancardi. O casal compareceu...

Time de Ronaldo Fenômeno troca a Adidas por fornecedora italiana

  Além do movimentado mercado de transferências, a janela do meio do ano também marca mudanças na área de marketing dos clubes europeus. Foi o...

Marcos Leonardo se anima com projeto da Lazio, e Santos impõe condições

Depois de acertar a venda de Angelo ao Chelsea (ING), o Santos conversa com a Lazio (ITA) para negociar Marcos Leonardo. O interesse do clube italiano...