Hospital da Mulher atinge marca de 50 mil cirurgias e recebe certificação de qualidade

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Hospital da Mulher atingiu, nesta quinta-feira (3), a marca de 50 mil cirurgias. Entre os principais procedimentos cirúrgicos realizados no hospital, estão a miomectomia, histerectomia, mastectomia e histeroscopia. A área de cirurgia plástica, por sua vez, representa papel de grande destaque, sendo responsável por 84% de todas as cirurgias de reconstrução mamária realizadas na Bahia nos últimos dez anos.

“Acabamos de encerrar o Outubro Rosa, um mês totalmente dedicado à prevenção do câncer de mama, e a marca de 50 mil cirurgias do Hospital da Mulher é um número a ser comemorado, principalmente em se considerando que passamos por dois anos de uma pandemia de Covid-19 que dificultou o acesso aos serviços de saúde em geral. É algo muito significativo e que merece ser celebrado”, ressaltou a secretária da saúde do Estado, Adélia Pinheiro.

Atualmente, o Hospital da Mulher é considerado o maior hospital dedicado às doenças específicas do aparelho reprodutor feminino do Brasil, tendo recentemente recebido a certificação da qualidade pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A Acreditação é um método de avaliação e certificação reconhecido internacionalmente, por meio de padrões e requisitos que asseguram a qualidade e a segurança da assistência na área da saúde.

Durante o processo de avaliação, todas as áreas de atividades, desde a assistência aos aspectos estruturais, foram analisadas por equipe de avaliadores. “Agradecemos imensamente ao Governo do Estado e à Sesab, bem como a todos os colaboradores que formam essa brilhante equipe. Este reconhecimento corrobora e reafirma a qualidade dos serviços prestados para todas as baianas ao longo desses cinco anos. Vamos continuar trabalhando sempre, em busca da melhoria contínua”, destacou o diretor geral do hospital, Marco Antônio Andrade.

Para o diretor médico, Paulo Sérgio Andrade, todas as equipes têm um envolvimento tão intenso, que não há nada melhor que ser reconhecido. “Tenho certeza que esse time que está aqui hoje é engajado, que fortalece um ao outro, em um verdadeiro espírito de equipe. Percebemos na fala de todos o quanto as pessoas estão envolvidas com essa instituição. Atrelado a isso, a qualificação técnica é uma marca dos nossos profissionais. As pessoas trabalham aqui porque gostam, porque têm amor”, ressaltou.

A colaboradora e técnica de enfermagem Ana Lúcia avaliou positivamente a certificação pela ONA. “Para mim, a certificação representa crescimento profissional e institucional, e também mostra para todos a qualidade do hospital. A paciente passa a enxergar a unidade de outra maneira”.

Em cinco anos de atividades, com mais de dois milhões de atendimentos, o Hospital da Mulher é uma unidade de saúde 100% SUS certificada pelo Breast Centres Network. Em 2019, recebeu o prêmio Dr. Pinotti, concedido pela Câmara dos Deputados a entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher.

Neste ano, além da Acreditação, o Hospital da Mulher também implantou o prontuário 100% eletrônico. Com ele é possível acessar, de forma rápida e eficaz, o histórico clínico das pacientes, assim como registrar consultas, procedimentos, plano terapêutico, prescrições, resultado de exames, imagens, gráficos, relatos e laudos.
 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pastor em Três Graças, Enrique Diaz fala de religião: “Não é a minha”. Vídeo

Enrique Diaz discute a complexidade de interpretar o Pastor Albérico em Três Graças, novela de Aguinaldo Silva. O ator fala sobre como o...

Reino Unido endurece regras sobre IA após polêmica envolvendo Grok

Autoridades do Reino Unido anunciaram, na segunda-feira, 16 de fevereiro, um acordo sobre uma nova legislação voltada a chatbots de IA. O objetivo...

Monaco x PSG: saiba onde assistir ao clássico francês pela Champions

Atual campeão da Champions League, PSG visita Monaco em jogo de ida da fase de playoff do torneio continental. Conte pra gente nos comentários...