O Esquadrão voltou! Bahia vence CRB por 2×1 e conquista o acesso à Série A

Publicado:

Pode comemorar, torcedor tricolor: o Bahia está de volta à elite do futebol brasileiro. O Esquadrão só precisava de um empate para confirmar a vaga, mas fez melhor: venceu o CRB por 2×1, no estádio Rei Pelé, em Maceió, e garantiu o retorno à primeira divisão. O jogo, disputado na noite deste domingo (6), foi válido pela 38ª e última rodada da Série B.

O Bahia fez um primeiro tempo superior e abriu o placar com Daniel, aos 25 minutos. Podia até ter ampliado, mas foi para o intervalo com o 1×0. Na volta para o segundo tempo, o CRB empatou, com Emerson Negueba. Só que o anfitrião teve Diego Ivo e Anselmo Ramon expulsos – o segundo, em lance que rendeu pênalti ao Esquadrão. Mugni cobrou, assinalou o 2×1 e confirmou o acesso.

O triunfo levou o Bahia aos 62 pontos, terminando a Série B na 3ª colocação. Quem também carimbou o passaporte para a Série A em 2023 foi o Vasco, que venceu o confronto direto com o Ituano, por 1×0. O cruz-maltino também chegou aos 62 pontos e ficou atrás do tricolor no saldo de gols (14 x 12).

Os dois times se juntaram ao campeão Cruzeiro e ao Grêmio, já classificados anteriormente. Aliás, o Esquadrão podia ter confirmado a vaga há duas rodadas, mas só empatou com Vila Nova e Guarani em casa, ambos por 1×1, e adiou o acesso para a última rodada. Agora, o retorno está garantido. 

Bahia superior no primeiro tempo

O Bahia dominou os primeiros 45 minutos. Escalado com duas mudanças – André, na vaga do suspenso Marcinho, e o retorno de Daniel, substituindo o atacante Matheus Davó -, o Esquadrão produzia mais, tinha maior posse de bola e sufocava o CRB. 

Em menos de 15 minutos, Caio Vidal já tinha tido duas chances. Em uma delas, Ricardo Goulart colocou o atacante na cara do gol, mas o zagueiro Matheus Mega tirou – no rebote, Daniel mandou para fora. Depois, Caio Vidal foi lançado por Patrick e ficou cara a cara com o goleiro Vitor Caetano, só que finalizou mal.

O CRB chegou a dar um susto aos 16, quando Fabinho tentou o chute de fora da área, mas mandou para fora. 

O temor de que o pior poderia acontecer durou pouco. O Bahia manteve a intensidade e foi coroado aos 25 minutos, com gol de Daniel. O lance começou com cobrança de escanteio de Jacaré. Vitor Caetano afastou parcialmente, o camisa 10 tricolor pegou de primeira e fez o 1×0. Pouco antes, Jacaré já tinha balançado a rede, após receber passe de Caio Vidal, mas o lance havia sido anulado por impedimento.

Mesmo com a vantagem, o Esquadrão saiu em busca de mais gols. Podia ter ampliado em cobrança de falta rasteira de Mugni, mas a bola saiu ao lado direito da meta de Vitor Caetano. Na sequência, Daniel cobrou escanteio e Luiz Otávio cabeceou, obrigando o goleiro rival a fazer linda defesa.

No fim da etapa, a chuva que caia em Maceió apertou, e campo virou piscina. Os jogadores começaram a escorregar nas poças da água formadas no Rei Pelé, e o primeiro tempo ficou no 1×0.

Empate, expulsões e acesso assegurado

Depois de quase não produzir no primeiro tempo, o CRB mudou a situação logo na volta do intervalo. Em sua primeira finalização na segunda etapa, o anfitrião empatou – com ajuda de Mateus Claus. Anselmo Ramon recebeu e tocou para Emerson Negueba bater rasteiro, de fora da área. O goleiro tricolor falhou, aceitou o chute, e o placar ficou igualado no Rei Pelé aos 5 minutos.

Aos 17 minutos, porém, o time alagoano viu Diego Ivo fazer falta em Caio Vidal. Inicialmente, o árbitro Ramon Abatti Abel deu o cartão amarelo, mas, após revisão no VAR, aplicou o vermelho direto ao zagueiro, por impedir uma chance clara e manifesta de gol. Mugni cobrou a falta com efeito, mas Vitor Caetano fez uma ótima defesa.

Pouco depois, foi a vez de Claus impedir um gol. Emerson Negueba ganhou de André na corrida, invadiu a grande área e soltou uma bomba no rosto do goleiro. O arqueiro foi nocauteado e, ao mesmo tempo, salvou. A chuva, porém, seguia castigando o gramado do Rei Pelé. O campo ficou com muitas poças, e os jogadores tentavam trabalhar na base do chutão.

O cenário mudou de novo aos 31 minutos. Anselmo Ramon chegou forte, de carrinho, em cima de Vítor Jacaré. O árbitro aplicou o vermelho direto ao atacante do CRB, e assinalou o pênalti para o Bahia. Lucas Mugni cobrou e recolocou o Bahia à frente no placar: 2×1 e o acesso à Série A garantido.

FICHA TÉCNICA 

CRB 1×2 Bahia – 38ª rodada da Série B do Brasileirão

CRB: Vitor Caetano, Reginaldo, Matheus Mega, Wellington Carvalho (Diego Ivo) e Guilherme Romão; Yago, Juninho e David Braw (Rafael Longuine); Fabinho (Uillian Correia), Emerson Negueba (Gabriel Conceição) e Anselmo Ramon. Técnico: Daniel Barboza (interino).

Bahia: Mateus Claus, André (Gabriel Xavier), Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique; Patrick, Mugni e Daniel (Rezende); Jacaré (Copete), Caio Vidal (Rodallega) e Ricardo Goulart (Davó). Técnico: Eduardo Barroca. 

Estádio: Rei Pelé, em Maceió
Gols: Daniel, aos 25 minutos do primeiro tempo; Emerson Negueba, aos 5 minutos, e Lucas Mugni, aos 34 minutos do segundo tempo;
Cartão amarelo: Yago e Emerson Negueba, do CRB; Ignácio e Patrick, do Bahia;
Cartão vermelho: Diego Ivo e Anselmo Ramon, do CRB;
Arbitragem: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Alex dos Santos e Thiaggo Americano (trio de Santa Catarina);
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Delegação do Santo André sofre emboscada após jogo pela Copa Paulista

A tensão tomou conta do último jogo da Copa Paulista, quando a delegação do Esporte Clube Santo André foi alvo de uma emboscada...

Homem embriagado e de chinelo completa corrida de 8 km e viraliza no Pará

Em Garrafão do Norte, no Pará, um morador chamado Isaac se tornou uma verdadeira celebridade nas redes sociais após participar de uma corrida...

Corinthians tenta blindar elenco em semana decisiva no campo e na política

O Corinthians vive momentos cruciais que determinarão seu futuro. Nesta quarta-feira (6), o Timão enfrentará o Palmeiras no Allianz...