Moradores do município de Vera Cruz e voluntários puderam atuar como importantes aliados da preservação ambiental na manhã desta sexta-feira (11), durante mais uma edição do “Paramana Nature”.
Promovida pela destilaria Paramana em parceria com com instituições públicas e privadas, a ação de limpeza aconteceu, desta vez, na Praia de Mar Grande, na Ilha de Itaparica.
Foto: Bahia Notícias
A demonstração de cuidado contou com a participação de estudantes de escolas públicas municipais, profissionais do serviço de limpeza pública da cidade e mergulhadores, que coletaram resíduos do fundo do mar.
Representante da organização não-governamental Pró-Mar, que articula junto com as unidades educacionais as iniciativas de educação ambiental, Adriana Muniz diz acreditar que o público infanto-juventil “é o futuro”.
“A criança não tem dificuldade de desconstruir conceitos e construir novos. Diferentemente do adulto, que já está com os hábitos arraigados e o processo de conscientização se torna muito difícil”, pontuou a ambientalista.
Foto: Bahia Notícias
Segundo a titular da Secretaria de Urbanismo, Controle e Manutenção da Cidade (Sucom), Priscila Veloso, a oportunidade pode ser pontual, mas segue os mesmos valores colocados em prática durante todo o ano através de eventos, do ensino formal, de mutirões de limpeza e capacitações voltadas para a educação ambiental da população do município.
“Buscamos estar conscientizando sempre sobre como é importante cuidar do meio ambiente, em prol da própria qualidade de vida”, ressaltou Veloso, afirmando que tudo isso é feito de uma maneira alinhada com as medidas de fiscalização e ações de sustentabilidade tocadas por parceiros.
O Paramana Nature já aconteceu na Praia da Gamboa, em Salvador, em Barra Grande e na Ilha dos Frades. Voltado para a preservação de mares e rios, o projeto nasce do esforço da marca em dar conta de uma agenda sustentável, já presente na homenagem que dá aos paraísos baianos, através do nome de produtos da sua linha, como o gim homônimo e a cachaça Maria Guarda.
Foto: Bahia Notícias
O diretor de marketing da empresa, Wagner Miau, explica que esta edição do projeto foi diferente para a organização pela participação efetiva do poder público local. “Foi muito parceiro. Isso ajudou a gente ter um êxito e envolver a comunidade”, destacou.
Segundo ele, o evento tem o intuito maior de educar as pessoas e criar uma cultura sustentável entre os visitantes de praias e rios. “Aqui nós tivemos uma coleta um pouco menor, mas temos certeza de que vamos replicar na ilha esse cuidado”, esclarece Miau.
Agora, a empresa gerida pelo empresário Paulo Cavalcanti Júnior pretende levar a próxima edição para fora da Bahia. De acordo com Miau, Maceió (AL) deverá ser o próximo destino onde o “Paramana Nature” irá aportar.
Comentários Facebook