Marina apresenta ‘compromissos’ ambientais de Lula a ministro britânico

Publicado:

Ex-ministra do Meio Ambiente, a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) levou ao governo do Reino Unido, neste domingo (13/11), alguns dos compromissos da campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a respeito da pauta ambiental. No Egito, onde está por causa da COP27, a cúpula do clima promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), Marina se encontrou com Frank Zacharias Goldsmith, o “Zac”, ministro do Meio Ambiente do governo britânico.

“Falei sobre o compromisso assumido pelo presidente Lula de desenvolver o Brasil com democracia e sustentabilidade, o que significa apoio para ações voltadas para a transição energética, agricultura de baixo carbono e apoio às comunidades indígenas e tradicionais, a fim de alcançar o compromisso de desmatamento zero constante no programa de governo de Lula durante sua campanha”, disse Marina, no Twitter, após o encontro.

Muito ligada à causa ambiental, Marina é cotada para assumir função no governo que esteja ligada ao tema. “Falamos também da importância dos povos indígenas e seus territórios e de se investir na bioeconomia e em alternativas econômicas sustentáveis”, continuou, ainda sobre o encontro com Goldsmith.

 

LEIA – Ministro de Bolsonaro anuncia apoiar PEC da Transição para Auxílio e mínimo

 

Segundo a deputada eleita, o britânico mostrou receptividade à agenda ambiental brasileira. “Ele se colocou à disposição para colaborar com o novo governo em suas iniciativas de combate às mudanças climáticas”.

Lula é esperado para discursar na COP27

A viagem de Lula ao Egito será a primeira dele desde a vitória sobre Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial. Na quarta-feira (16), o petista deve fazer um discurso aos participantes do evento.

A expectativa é que Lula participe, também, de um encontro com os governadores Waldez Góes (PDT-AP), Gladson Cameli (PP-AC), Mauro Mendes (União Brasil-MT), Hélder Barbalho (MDB-PA), Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO) e Marcos Rocha (União Brasil-RO). Ao lado do presidente eleito, os líderes locais vão participar do painel “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”.

Na quinta-feira (17), a agenda tem um encontro com representantes da sociedade civil brasileira. Previstas, ainda, conversas com emissários do Fórum Internacional dos Povos Indígenas e do Fórum dos Povos sobre Mudanças Climáticas.

Do país africano, Lula segue para Portugal. Lá, ele deve se reunir com autoridades lusitanas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula e Janja vão a show de Maria Bethânia em São Paulo

Na noite de sábado, 4 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, marcaram presença...

Zubeldía elogia atuação do Fluminense diante do Galo no Maracanã; veja

Na noite de sábado, 4 de outubro, o Fluminense venceu o Atlético-MG por 3 a 0, em um jogo marcante da 27ª rodada...

Presos por morte de advogado procuravam por vítimas no centro de SP

Três suspeitos foram presos por envolvimento na morte do advogado Luiz Fernando Pacheco, ocorrida em Higienópolis, São Paulo. Os...