Aeroporto de Araxá é reinaugurado e voltará a oferecer voos comerciais

Publicado:

Araxá reinaugurou, na manhã deste sábado (19/11), o Aeroporto Municipal Romeu Zema. Após a revitalização no espaço, que não opera voos comerciais desde março de 2020, a cidade do Alto Paranaíba recebeu a aprovação do Programa de Segurança Aeroportuária (PSA), para voltar a operar com aeronaves acima de 60 assentos.
 
A obra de revitalização teve início em abril deste ano, com recurso de R$ 864.372,94. “Tivemos a adequação de toda infraestrutura: do terminal de passageiros, da cobertura, sanitários, revestimento de paredes e acessibilidade. Tínhamos um problema sério de infiltração, que também já foi solucionado. Além disso, realizamos a reforma geral do pavimento e pintura da pista de decolagem e do pátio de aeronaves”, conta o administrador do aeroporto, Fabiano Cota. 
 
 
Atualmente, o local recebe a operação de voos executivos, aviões militares, e de táxis e UTI’s aéreas. Com a adequação, a pista de pouso e decolagem terá suporte para receber voos de aeronaves como Airbus A319, Boeing 737 e Embraer 195.

Voos comerciais

Sobre a previsão de retorno dos voos comerciais, interrompidos no início da pandemia, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Araxá, Juliano César da Silva, afirmou que tratativas estão sendo realizadas para que as companhias voltem a operar na cidade. 
 
“A reinauguração do aeroporto é uma ferramenta superimportante para trazer uma logística mais favorável a Araxá. Estamos conversando com a Azul Linhas Áreas. Creio que no máximo em 60 dias, com a operação da empresa, nós voltaremos a oferecer o voo que tínhamos antes da pandemia, que é a linha Araxá – Belo Horizonte”, adiantou.
 
 
Durante sua fala na cerimônia de reinauguração, o prefeito de Araxá, Robson Magela (Cidadania), afirmou que reuniões também estão sendo realizadas com a GOL Linhas Aéreas. 
 
“É de extrema importância para a nossa cidade, que já tem um rótulo de cidade turística, ter um aeroporto à sua altura. Queremos fomentar a nossa economia e o nosso comércio. Trazendo o turista para a cidade de Araxá, a nossa economia vai subir, e nós temos estrutura para isso”, discursou o prefeito.

Táxi Aéreo

Ainda na oportunidade, a empresa Refúgio da Serra Viagens e Turismo anunciou a operação de uma linha de táxi aéreo que vai interligar Araxá e São Paulo (SP) por meio de uma aeronave do modelo Pilatus PC-12, que tem capacidade para oito passageiros.
 
 
“Hoje fizemos um voo inaugural para apresentar o projeto. A nossa intenção, após um período de fomentação que ainda não está determinado, é termos voos todas as segundas e sextas-feiras. Vamos trabalhar também com um regime de solicitação sobre demanda. Se caso tivermos demandas todos os dias, o avião estará à disposição. As passagens brevemente poderão ser adquiridas no site da empresa”, detalhou o proprietário da Refúgio da Serra e gestor de aviação, Phillipe Simões.

Esquadrilha Fox

 
Após a solenidade de reinauguração, os presentes puderam acompanhar a apresentação da Esquadrilha Fox, de Brasília (DF), que realizou um show de acrobacias aéreas.
 
Uma nova performance, gratuita e aberta ao público, será apresentada no Aeroporto Municipal Romeu Zema na manhã deste domingo (20/11), às 10h.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba como fica o IOF após decisão de Moraes

A recente decisão do ministro Alexandre de Moraes, no Supremo Tribunal Federal (STF), restaurou quase todas as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras...

FMI eleva previsão de crescimento econômico no Brasil para 2,3%

Em um cenário otimista, o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou sua previsão de crescimento econômico para o Brasil, elevando-a para 2,3% neste ano....

Senado Federal forma comissão para fortalecer relações econômicas com os EUA

O Senado Federal deu mais um passo estratégico ao anunciar a...