Vice-presidente do Brasil inicia segunda-feira visita a Lisboa

Publicado:

Esta é a primeira visita oficial do vice-presidente Hamilton Mourão a Portugal, que terminará o seu mandato em janeiro, quando o novo governo, liderado por Lula da Silva, o presidente eleito, tomar posse.

Esta visita começa dois depois de Lula  ter terminado a sua deslocação a Portugal como presidente eleito do Brasil.

Segundo um comunicado emitido hoje pelo gabinete de Hamilton Mourão, na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) o vice-presidente participará num reunião com o secretário executivo da organização, Zacarias da Costa, e numa sessão solene com representantes permanentes dos nove Estados-membros da organização, entre os quais se encontra o Brasil.

No primeiro dia da visita oficial a Portugal, que se realiza entre 21 e 24 de novembro, Hamilton Mourão terá logo pela tarde uma audiência com o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.

No segundo dia Hamilton Mourão encontra-se com o primeiro-ministro português, António Costa, pela manhã, ao início da tarde visitará o Consulado Geral do Brasil em Lisboa e depois irá reunir-se com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Já na manhã de quarta-feira terá um encontro com empresários brasileiros e portugueses e a tarde é dedicada aos encontros na CPLP.

De acordo com a nota, o relacionamento bilateral entre os dois países, alicerçado em laços históricos e afetivos, fundamenta-se numa “sólida parceria política, econômica e cultural, ademais de coordenação em foros internacionais”.

Na quinta-feira Mourão já não tem agenda, regressando logo pela manhã ao Brasil num voo que partirá do aeroporto militar de Figo Maduro.

O Brasil é hoje um dos principais provedores de matérias-primas e bens intermediários para a indústria portuguesa, refere ainda a nota. E “com isso, altera-se o perfil das exportações brasileiras: produtos como o café, a madeira, o açúcar, o couro e o cacau, que eram dominantes no passado, vêm cedendo espaço a outras ‘commodities'” destaca.

De acordo com o comunicado, em 2021, a lista exportadora brasileira é composta principalmente por óleos brutos de petróleo (62% do total), soja (9%), milho (4,4%) e produtos laminados de ferro ou aço (3,8%).

Já do lado das importações brasileiras, predominaram, em 2021, gorduras e óleos vegetais (37%), bebidas alcoólicas (9,6%), filés e outras carnes de peixe (5,6%), aeronaves e suas componentes (5,2%), e demais produtos da indústria de transformação (4,7%).

“O intercâmbio comercial Brasil-Portugal alcançou 3,5 mil milhões de dólares de janeiro a outubro de 2022, representando um crescimento de 56% em relação ao mesmo período do ano passado”, sendo o mercado português o 18º destino das exportações brasileiras.

Além disso, adianta a nota, estima-se que haja cerca de 600 empresas de capital português atuando no Brasil, e Portugal figura na 14ª posição entre os países de origem de investimento direto estrangeiro naquele país.

 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Congresso americano aprova redução de US$ 9 bilhões para mídia pública e ajuda externa

Na calada da madrugada, o Congresso americano, sob a égide de congressistas republicanos, aprovou um audacioso plano que resulta em uma diminuição de...

Apoiadores de Trump queimam bonés do movimento MAGA após polêmica no caso Epstein

Em um ato surpreendente de protesto, apoiadores do presidente Donald Trump decidiram queimar seus bonés do movimento Make America Great Again (MAGA) em...

Estados Unidos aumentam compra de carne brasileira antes de tarifa de Trump, diz Cepea

O cenário econômico atual começa a refletir mudanças drásticas nas relações comerciais. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada...