Anvisa aprova uso e venda de remédio contra COVID-19

Publicado:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso e a venda do Paxlovid, remédio contra COVID-19. O medicamento poderá ser adquirido sob prescrição médica em farmácias particulares. 
De acordo com o órgão, a determinação também prevê que o fabricante do remédio mantenha e priorize o abastecimento para as unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). 
 
Para que o uso fosse aprovado, a agência levou em consideração a venda do mesmo medicamento em outros países, como Estados Unidos e Canadá. “A medida também considerou o cenário epidemiológico atual, com a circulação das novas subvariantes da Ômicron e o aumento de casos da doença no país”, afirmou a Anvisa.

  • Leia mais: COVID-19: em Minas, casos confirmados subiram 652% na última sexta-feira
Conforme a diretora relatora do órgão, Meiruze Freitas, a venda no mercado privado vai aumentar a facilidade de acesso ao tratamento da COVID-19, visto que o medicamento deve ser tomado dentro de cinco dias após o início dos sintomas.
“O diagnóstico precoce e o tratamento ambulatorial, quando necessário, são importantes para evitar a progressão da doença para casos graves”, afirmou a diretora. Ela reiterou ainda que o tratamento não substitui a vacinação. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

The Voice Brasil: Boninho divulga cenário e cantor entrega novo jurado

As novidades sobre o "The Voice Brasil" estão gerando uma onda de expectativa. Embora o elenco de técnicos ainda permaneça em sigilo, um...

Eliana se enfurece com fofoca nos bastidores da TV Globo

Eliana, uma das estrelas da TV Globo, não escondeu seu descontentamento ao descobrir uma fofoca maldosa que circulava nos bastidores da emissora. Em...

Otto nega indicação do filho ao TCE: “Não falei com o governador”

Em um cenário político cheio de movimentações, o senador e presidente do PSD na Bahia, Otto Alencar, descartou publicamente a possibilidade de ter...