Tite admite pressão na estreia do Brasil na Copa: ‘Maior torneio do mundo’

Publicado:

Na véspera da estreia, o técnico Tite admitiu a pressão sobre o Brasil para o primeiro desafio na Copa do Mundo do Catar. A declaração foi dada durante a entrevista coletiva nesta quarta-feira (23). O time Canarinho entra em campo contra a Sérvia, nesta quinta (24). O comandante destacou o lado emocional da partida.

 

“Os jogos têm um componente emocional muito forte e quando tem estreia, é mais ainda. Estou olhando aqui e vendo ex-atletas que podem falar, Roque Júnior, Casagrande, o quanto essa expectativa gera. Ela é normal, humana, faz parte e talvez isso possa interferir nessas expectativas todas que possam acontecer durante o jogo. Tem de equilibrar também esse aspecto emocional na grandeza. Estamos no maior torneio do mundo. Temos os maiores atletas do mundo. Temos talvez a maior visibilidade de um esporte do mundo. Porém, em cima dessas pressões, a naturalidade. Temos que ser aquilo que nós somos, na nossa essência. É o futebol das nossas características e temos que reproduzi-lo aqui em cima desse mundo todo que daqui a pouco estará nos enxergando”, afirmou.

 

Com cinco títulos no currículo, a Seleção Brasileira busca o hexacampeonato mundial no Catar. A última vez que levantou a taça foi há 20 anos, na edição de 2002 realizada em conjunto pela Coreia do Sul e Japão.

 

“Não me bota a responsabilidade de 20 anos e de uma história toda que é a coisa mais linda da Seleção Brasileira. Só quatro de um processo todo. É uma história muito linda e uma pressão sim. Mas ela traz uma pressão daquilo que um país todo vive, apaixonado, está nas ruas, principalmente a garotada. Serve como um processo educativo. O futebol é uma ferramenta de educação fundamentalmente. Dessa pressão, traz também a tranquilidade de saber que as oportunidades surgem na vida e que sonhar faz parte. Que bom sonhar, faz parte do ser humano e a gente sonha também em poder fazer uma grande Copa e ser campeão”, comentou Tite. “Se não for campeão, fazer o seu melhor. Porque um só vai ser campeão. Ela sonha com esse processo todo. Mas também tem a sensatez e a naturalidade que existem grandes seleções e almejam o mesmo. Estão no mesmo patamar e a pressão é inevitável”, finalizou.

 

A bola rola para Brasil e Sérvia a partir das 16h no horário de Brasília, no estádio de Lusail, pela primeira rodada do Grupo G. Depois, o time Canarinho enfrentará Suíça e Camarões na primeira fase da Copa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

De reforço gratuito ao sonho verde-amarelo: relembre trajetória de Juba no Bahia

Luciano Batista da Silva Júnior, conhecido como Luciano Juba, foi convocado...

Falso policial possui passagens por estupro, ameaça e falsa identidade em Feira de Santana

A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Feira de Santana apresentou novos detalhes sobre um homem preso em flagrante no último...

Estudantes da Uneb realizam aulas gratuitas para revisão do Enem em Santo Antônio de Jesus

Nesta semana, até a próxima sexta-feira (07), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) realiza o programa "Mega Revisão para o Enem" em...