A votação aconteceu sobre forte participação dos alcobacenses, que lotaram o plenário clamando pela reprovação das contas de Bernardo Olívio.
Há vários dias, muitos deles se manifestavam pelas redes sociais, consultando um a um dos vereadores sobre o processo de análise do parecer técnico.
Na noite desta segunda-feira (20), os onze parlamentares da Câmara Municipal de Alcobaça discutiram e opinaram sobre o parecer técnico N.º N.º 02354e16, emitido pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA).
O parecer do TCM opinou pela rejeição, após análise encontrar diversas irregularidades praticadas ao longo do exercício financeiro de 2015, de responsabilidade do ex-prefeito de Alcobaça.
Para derrubar o parecer do tribunal, eram necessários 8 ou mais votos contrários ao TCM. No final foram 7 a favor do parecer e 4 contra. Com esse resultado, Bernardo Olívio vê dificultado, cada vez mais, um eventual retorno à vida pública.
Pelo país afora, é exceção as votações nas câmaras de vereadores manterem resultado favorável aos tribunais de contas.
Os técnicos realizam uma análise aprofundada dos gastos do dinheiro público e, na maioria das vezes, todo esse trabalho vai pro lixo, em manobras políticas que acabam por conseguir votos contrários à análise técnica dos tribunais, livrando o pescoço dos gestores acusados de cometer inúmeras irregularidades.
Em Alcobaça, os vereadores estão fazendo história. Além de mostrar maturidade política e sensibilidade ao clamor popular, ainda foram agentes de um processo democrático e transparente. A grande maioria deles manifestou publicamente seus votos, mesmo tendo de se submeter a uma votação secreta.
[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157687578700612].
Comentários Facebook