Moraes afasta prefeito que incentivou atos após derrota de Bolsonaro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (7/12) o afastamento de um prefeito de Mato Grosso que incentivou a ida de caminhoneiros a Brasília para os atos em frente ao QG do Exército e disse que iria “tomar o Congresso, o STF e até o Planalto”.

 

Carlos Capeletti (PSD), prefeito de Tapurah (MT), afirmou em discurso após a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições que, “se até o dia 15 de novembro o Exército não tomar alguma atitude em prol da nação brasileira e da nossa liberdade, nós vamos tomar atitude”.

 

“Se até lá o Exército não tomar uma atitude, vamos nós fazer uma nova Proclamação da República”, afirmou Capeletti a apoiadores do presidente.

 

A fala foi interpretada por Moraes como “incentivo de lideranças políticas que fomentam e encorajam o engajamento em atos de distúrbio social”. Ele disse que Capeletti fez “discursos de incentivo à vinda de caminhões para Brasília, com a inequívoca intenção de subverter a ordem democrática”.

 

O ministro ordenou que o prefeito seja afastado e o vice-prefeito assuma. Determinou ainda que o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso instaure apuração dos fatos, por suspeita de incitação ao crime e tentativa de abolir o Estado democrático de Direito.

 

Moraes também aplicou uma multa de R$ 100 mil a proprietários de mais de uma centena de veículos, a maioria deles caminhões, usados em atos em Mato Grosso, identificados pelas autoridades do estado.

 

Leia também: Moraes manda bloquear contas de 43 suspeitos de financiar manifestações 

 

Também tornou esses veículos indisponíveis – ou seja, proibiu a sua circulação e bloqueou seus documentos.

 

A decisão do ministro ocorre após ele ter determinado a adoção de providências para o desbloqueio de rodovias e espaços públicos em Mato Grosso.

 

Segundo a ação, o Ministério Público identificou que, após a decisão do ministro, 117 caminhões foram levados a Cuiabá para a continuidade dos atos.

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Educação financeira aliada à empatia marca último BBTS Talks de 2025

Para quem já viveu a angústia de contas atrasadas, renda apertada ou dificuldade de renegociar dívidas, a educação financeira aparece como caminho eficiente...

Careca do INSS teria pago Lulinha por meio de empresa em Portugal

Um homem que acusa o filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter recebido “mesada” do lobista Antonio Carlos...

Copa do Mundo: saiba tudo sobre o sorteio dos grupos

Nesta sexta-feira, 5 de dezembro, acontece o sorteio da Copa do Mundo de 2026, no Kennedy Center, em Washington, a partir das 14h...