Longe do plenário: lista de deputados federais na Copa inclui os parlamentares baianos José Rocha e Paulo Azi

Publicado:

A Copa do Mundo é uma festa e, como acontece sempre com as melhores festas, as excelências de Brasília não poderiam ficar de fora – deixando o interesse público de lado, para variar.

 

A lista é longa e inclui até parlamentar que marcou presença no sistema da Câmara, mas estava no Catar. Esse é o caso do baiano José Rocha, do União Brasil. Rocha, aliás, praticamente tirou férias para acompanhar a Copa. Pouco antes de desembarcar em Doha, ele viajou para a COP-27, em Sharm El-Sheik, no Egito.

 

A viagem para a Conferência do Clima da ONU foi praticamente emendada com a temporada no vizinho Catar. Foi só acabar o evento no Egito, do qual participou à custa da Câmara, que o deputado comunicou à casa que ficaria mais 30 dias fora do Brasil: de 20 de novembro, dia do início do torneio, até 20 de dezembro, dois dias após a grande final.

 

Rocha está bem instalado em Doha, em um confortável hotel da rede internacional Marriott. O deputado, que já foi cartola do Vitória da Bahia, está acompanhado da mulher. Para a coluna de Rodrigo Rangel, no Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, ele afirmou que paga a viagem com dinheiro do seu próprio bolso: “Foi particular, ônus pessoal. Estou aqui com meu recurso pessoal”.

 

Indagado sobre o motivo de ter registrado presença no sistema da Câmara em 5 de dezembro, quando já estava fora de Brasília, ele não respondeu. Tampouco falou sobre passar tanto tempo, um mês inteiro, longe do trabalho.

 

José Rocha foi vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara de maio de 2019 a julho de 2020. Hoje, é vice-líder do União Brasil. Recém-eleito para seu oitavo mandato consecutivo, integra a Comissão de Esporte da Câmara. Há quatro meses, ele virou notícia ao propor a criação de um grupo de trabalho para acompanhar a preparação da Seleção para a Copa. Na ocasião, garantiu que a ideia não era um atalho para ver os jogos por conta dos cofres públicos. “Não queremos viajar”, afirmou.

 

O deputado federal Paulo Azi, mais um do União Brasil da Bahia, chegou ao Catar a tempo de ver o jogo de estreia do Brasil, contra a Sérvia, em 24 de novembro. Assim como o conterrâneo José Rocha, viajou acompanhado da mulher. Diferentemente do colega, Paulo Azi não registrou presença na Câmara no período de ausência.

 

A lista de deputados federais que viajaram ao Catar durante a Copa vai mais além. Estão nela o presidente da Câmara, Arthur Lira, do PP de Alagoas, Doutor Luizinho, do PP do Rio de Janeiro, e Eduardo Bolsonaro, do PL de São Paulo, que estiveram no país ainda durante a fase de grupos da competição.

 

O Metrópoles perguntou oficialmente à Câmara se parlamentares em viagem ao exterior podem registrar presença, como fizeram Doutor Luizinho e José Rocha. A resposta foi que o registro é permitido apenas para parlamentares em missão oficial. A dupla, portanto, não poderia ter feito o que fez. Mas esse, provavelmente, será apenas mais um deslize que passará batido na farra permanente em que vive o poder de Brasília, com ou sem Copa do Mundo.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Intestino saudável: o que comer e o que evitar para proteger o órgão

O câncer de intestino, particularmente os tumores que se formam no cólon e no reto, destaca-se como um dos mais frequentes no Brasil...

“Megacentral” de golpes por estelionato é desmantelada na Grande SP

Na quinta-feira, 31 de julho, uma ação ousada da Polícia Civil resultou no desmantelamento de uma “megacentral” de golpes em Guarulhos, na Grande...

Caminhão na contramão provocou colisão que matou policial e estagiária

Na manhã de quinta-feira (31/7), uma tragédia na GO-330 resultou na morte de duas vidas preciosas: o policial civil Ananias Batista, de 52...