Margareth Menezes assumirá Ministério da Cultura no governo Lula

Publicado:

Convidada a assumir o Ministério da Cultura no próximo governo do presidente Lula, Margareth Menezes teria aceitado o convite e deve ter seu nome anunciado na próxima semana. A informação é da colunista Malu Gaspar, do Jornal O Globo. 

A assessoria da cantora e compositora baiana confirmou o convite na noite da última sexta-feira (9), mas informou que ainda não há definição se ela aceitará ou não. Se confirmado, Margareth deve repetir o modelo da primeira gestão de Lula, em 2003, quando o também baiano Gilberto Gil foi ministro da Cultura.

O nome de Margareth, que faz parte do grupo de transição da cultura, teria sido defendido pela socióloga Janta Silva, esposa de Lula e futura primeira-dama. Outros artistas chegaram a ser ventilados nas últimas semanas, como Daniela Mercury, Chico César, Emicida e Marieta Severo.

Além do trabalho na música, Margareth se destaca por ter criado, em 2004, a Associação Fábrica Cultural, entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o reconhecimento da cultura local. A associação tem quatro sedes – duas na Ribeira, uma no Bonfim e uma no Jardim Cruzeiro.  Dois dos projetos mais conhecidos são o Mercado Iaô e o Mercado Iaô Verão. Este último propõe mesclar música, arte visuais e gastronomia em uma feira para empreendedores criativos.

O comando de Margareth na Cultura indicaria a participação de ao menos mais uma pessoa baiana no primeiro escalão do governo. Na sexta-feira, o presidente eleito anunciou o nome do governador Rui Costa como o futuro ministro da Casa Civil.

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) disse estar “muito contente” com a nomeação para a pasta. “Grande artista, competente, com experiência como gestora da Fábrica Cultural, importante entidade que atua há anos fomentando a cultura em Salvador em bairros da periferia. O Brasil e a Bahia merecem”, publicou, em uma postagem no Instagram.

Vereadora de Salvador, Marta Rodrigues (PT) também falou em “nomeação”. “Muito contente com a nomeação de Margareth Menezes para o Ministério da Cultura. Grande artista, competente, com experiência como gestora da Fábrica Cultural, importante entidade que atua há anos fomentando a cultura em Salvador em bairros da periferia. O Brasil e Bahia merecem!”, publicou, no Twitter. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudo: substância dos “cogumelos mágicos” pode atrasar envelhecimento

Um estudo inovador da Universidade Emory, nos Estados Unidos, traz à luz evidências promissoras sobre os efeitos da psilocina, um composto psicodélico presente...

Post da Nasa faz crescer interesse em região de Caldas Novas. Entenda

No dia 16 de junho, um post surpreendente da Nasa nas redes sociais acendeu a curiosidade de brasileiros e estrangeiros sobre a Serra...

Criticado por Zema, Eduardo reage: “Turminha da elite financeira”

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) não deixou por menos e respondeu com ironia às afirmações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema...