O técnico marroquino Walid Regragui já havia feito história ao se tornar o primeiro treinador de futebol africano a chegar em uma quartas de final de Copa do Mundo. Ao eliminar Portugal vencendo por 1×0 neste sábado (9), levou Marrocos para sua primeira semifinal da história e quebrou mais uma barreira ao ser o primeiro africano a chegar entre os quatro melhores da competição.
O treinador, que está no comando de Marrocos há apenas cinco meses, afirmou que a classificação é a história sendo escrita para o continente africano.
“Mais uma vez o time foi excelente, talentosíssimo, e jogamos com tudo. Tivemos ausências e jogadores machucados, mas lutamos muito. Criamos um grupo com um estado de espírito incrível. A torcida aqui [no estádio] emocionada, o que mais posso dizer? Estamos criando uma história para a África, estou muito feliz”, declarou Walid na saída de campo.
Ao ser questionado sobre os adversários terem mais respeito com a seleção de Marrocos, Regragui ressaltou que não se trata apenas disso, mas também de olhar para um projeto que vem sendo construído.
“Não é só questão de respeito, é um progresso natural que estamos fazendo. Tivemos muitos contundidos, mas ficamos juntos, ninguém solta a mão de ninguém. Estamos aqui por um povo unido. E sempre nos perguntavam se seria possível. E hoje digo: sim, o sonho é possível”, disse.
Walid ressaltou que atuações e campanhas como essa da seleção marroquina também servem de espelho para outros países que buscam ter campanhas de destaque em Copas do Mundo. E também lembrou da importância de olhar para trabalhos de técnicos africanos no futebol.
“É exatamente isso que queremos [ser um espalho para outras seleções]. É dificílimo para técnicos como eu, não acham que temos capacidade de enfrentar europeus. E temos sim. Tenho que agradecer a toda equipe técnica e a Federação Marroquina de Futebol. Isso não acaba aqui, vamos em frente”, concluiu o treinador.
Comentários Facebook