Acreditando em comprovações científicas de que afirmam que as plantas também têm sentimentos, a Cervejaria Petrópolis, que tem fábrica em Uberaba, no Triângulo Mineiro, instalou em suas plantações de cevada da cerveja Petra Puro Malte alguns alto-falantes e convidou os consumidores a enviarem áudios com mensagens para serem reproduzidas às plantas.
Segundo nota do Grupo Petrópolis, a campanha denominada Petra Malte Escuta partiu da ideia, “comprovada cientificamente”, de que falar com as plantas faz com que elas cresçam mais bonitas e saudáveis.
“O objetivo, ao final da ação, é produzir uma edição limitada da cerveja Petra com a cevada que cresceu com as vozes dos consumidores. Essa edição não será comercializada e vai ser direcionada para influenciadores digitais”.
O que diz a Ciência
Segundo informações divulgadas à BBC Brasil, em 2017, pelo professor da Divisão de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, Jack Schultz, as plantas são “como animais muito lentos”: conseguem ver, ouvir, cheirar e até ter comportamentos. Schultz passou quatro décadas investigando as relações entre vegetais e insetos.
“As plantas lutam por território, procuram alimentos, evitam predadores e fazem armadilhas para suas presas. Para ver isso, basta você fazer um filme rápido de uma planta em crescimento – ela vai se comportar como um animal”, complementa Olivier Hamant, cientista especializado em vegetais da Universidade de Lion, na França.
Comentários Facebook