30 anos do Assentamento Riacho das Ostras

Publicado:

Trinta anos atrás, dezenas de famílias ocupavam uma área degradada pela atividade madeireira. Muitos anos depois, o local inóspito, abriga dezenas de famílias.

Quem vive lá sabe bem a diferença entre criar a família sob as necessidades de quem vive nas regiões mais carentes das cidades ou produzir e sustentar seus familiares com a abundância dos produtos cultivados na terra.

O Assentamento Riacho das Ostras é fruto de uma ocupação iniciada no dia 05 de dezembro de 1987. Naquela época, 87 famílias hastearam a bandeira do MST numa área totalmente abandonada. A localidade era ocupada por madeireiros para a derrubada de árvores destinadas à produção de carvão e venda de madeira.

O sonho da terra foi ganhando força. No início, cerca de 100 famílias tomou conta de um pedaço de terra e começou a produzir alimentos.

riacho das ostrasEm 2017, 30 anos depois, 36 famílias moram no assentamento que leva o nome de Riacho das Ostras, erguido sob a bandeira do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Apesar do número pequeno de famílias, o assentamento é referência na produção de alimentos saudáveis através da comercialização nas feiras populares da região.

Contribuições: Ao comemorar mais um ano de resistência e luta pela terra, algumas parcerias também foram reafirmadas a partir da contribuição de alguns setores da igreja católica, dos sindicatos e quadros políticos do município.

.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Prado reinaugura espaço do SineBahia e amplia acesso ao emprego e qualificação profissional

Em uma celebração marcada pela esperança e transformação, a Prefeitura de Prado, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, reinaugurou as...

Festival de forró e avistamento de baleias aquece turismo em Cumuruxatiba no período das férias do meio de ano

Oito noites para curtir 17 atrações, dançando com o pé na areia e os olhos em uma das paisagens mais deslumbrantes do Brasil. E,...

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em Posto da Mata

Na manhã deste sábado (5), um homem foi preso por tráfico de drogas no distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa, no Extremo...