Combate à dengue tem que ser prioridade do novo governo, defende virologista

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O médico Gúbio Soares, virologista da Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez um alerta de que o a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá ter o combate ao mosquito Aedes aegypti como prioridade.

“Temos que retomar a luta contra a dengue, que cresceu muito no Sudeste, algo que não acontecia, há câmbio climático e os mosquitos aproveitaram”, disse o especialista.

Para a CNN Rádio, o pesquisador afirmou que o “governo tem que se empenhar, junto com secretarias de saúde dos municípios, para contratar agentes de saúde, fazer campanhas e propaganda nos meios de comunicação, orientando a população.”

Gúbio foi o primeiro a identificar o vírus Zika no Brasil. Segundo ele, “durante a pandemia, todas as forças dos agentes de saúde focaram nela, e houve grande proliferação dos mosquitos”.

“O país tem aumento não só das doenças, mas de mosquitos, as pessoas têm que voltar a se preocupar com isso, mas depende do governo, se não houver orientações, a população esquece”, ressaltou, lembrando que a chikungunya, por exemplo, tem o agravante de que o indivíduo fica com sequelas por meses.

As desigualdades fazem com que haja uma proliferação dos mosquitos, lembrou o virologista. Ainda de acordo com ele, as campanhas de conscientização devem orientar a população a não manter a água parada – em locais como vasos, recipientes e mesmo caixa d’água – sem cobertura.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo pretende reduzir envio de projetos ao Congresso em 2026 para evitar conflitos em ano eleitoral

Mesmo com a expectativa de que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), passe a adotar uma linha mais alinhada ao PT em...

Três policiais militares de Goiás e outras duas pessoas morrem em acidente

Três policiais militares de Goiás morreram na tarde desta quinta-feira, 25/12, após um acidente entre uma caminhonete e um carro de passeio na...

Em recuperação, Bolsonaro assiste à final da Copa de 1998 no hospital

O médico Cláudio Birolini informou, na noite desta quinta-feira (25/12), que o ex-presidente Jair Bolsonaro está lúcido, bem e assistindo ao jogo entre...