Peru: confronto entre polícia e pró-Castillo deixa ao menos 12 mortos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Ao menos 12 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas entre domingo e esta segunda-feira (9/1) no Peru em confrontos de policiais e manifestantes. As informações são da Defensoria Pública peruana.

Os confrontos ocorreram nos arredores do aeroporto de Juliaca, no sudeste do país. O país enfrenta forte instabilidade política desde que o presidente Pedro Castillo foi deposto após tentar aplicar um golpe de Estado.

Os manifestantes pró-Castillo pedem a destituição da atual presidente Dina Boluarte, além de pautas como a dissolução do atual Congresso, uma nova assembleia constituinte e soltura do presidente deposto. Depois de uma pausa devido às festas de fim de ano, os protestos começaram novamente em 4 de janeiro.

Entre as estratégias de obstrução utilizadas estão o bloqueio de estradas e a tomada de locais estratégicos, como aeroportos. Seis das 25 regiões do Peru registram obstruções.

Em Puno, na fronteira com a Bolívia, os manifestantes deflagraram greve por período indeterminado. Já no aeroporto de Ayacucho, o funcionamento será suspenso nesta terça-feira (10/1).

Desde dezembro, ao menos 34 pessoas já morreram durante os protestos. Em meio aos confrontos, o governo proibiu que o ex-presidente bolivariano Evo Morales entre no Peru. Aliados de Dina Boluarte acreditam na interferência do político em questões nacionais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na TV francesa, Flávio Bolsonaro diz que “Brasil precisa ser salvo”

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou o governo de Lula em uma entrevista à CNews, emissora francesa, nesta segunda-feira (9/2). Ele atribui ao...

Confira discurso de Rafinha antes da vitória do São Paulo no Paulistão

O São Paulo venceu o Primavera por 2 x 1, de virada, neste sábado (7/2), no Morumbi, pelo Campeonato Paulista. A partida foi disputada...

Federação da Espanha suspende árbitro que agrediu prostituta

Para eu cumprir todas as suas regras de forma fiel, preciso do texto completo a ser resumido. O título sozinho não permite extrair...