Peru: confronto entre polícia e pró-Castillo deixa ao menos 12 mortos

Publicado:

Ao menos 12 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas entre domingo e esta segunda-feira (9/1) no Peru em confrontos de policiais e manifestantes. As informações são da Defensoria Pública peruana.

Os confrontos ocorreram nos arredores do aeroporto de Juliaca, no sudeste do país. O país enfrenta forte instabilidade política desde que o presidente Pedro Castillo foi deposto após tentar aplicar um golpe de Estado.

Os manifestantes pró-Castillo pedem a destituição da atual presidente Dina Boluarte, além de pautas como a dissolução do atual Congresso, uma nova assembleia constituinte e soltura do presidente deposto. Depois de uma pausa devido às festas de fim de ano, os protestos começaram novamente em 4 de janeiro.

Entre as estratégias de obstrução utilizadas estão o bloqueio de estradas e a tomada de locais estratégicos, como aeroportos. Seis das 25 regiões do Peru registram obstruções.

Em Puno, na fronteira com a Bolívia, os manifestantes deflagraram greve por período indeterminado. Já no aeroporto de Ayacucho, o funcionamento será suspenso nesta terça-feira (10/1).

Desde dezembro, ao menos 34 pessoas já morreram durante os protestos. Em meio aos confrontos, o governo proibiu que o ex-presidente bolivariano Evo Morales entre no Peru. Aliados de Dina Boluarte acreditam na interferência do político em questões nacionais.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem Bolsonaro, bolsonaristas apostam em “pulverização” em novos atos

Em meio a medidas cautelares que restringem a presença de Jair Bolsonaro, os apoiadores do ex-presidente se preparam para novas manifestações no próximo...

Mulher usava foto de delegado para aplicar golpe do falso Pix na Bahia

Em um episódio que evidencia a ousadia do crime no Brasil, uma mulher de 29 anos foi detida em Santo Antônio de Jesus,...

Mauro Cid pede perdão judicial ao STF ou pena menor que dois anos

Em um desdobramento dramático da investigação sobre uma suposta tentativa de golpe, Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, apresentou ao Supremo...