Defesa do ex-comandante da PM diz que não teve acesso a inquérito e questiona prisão

Publicado:

A defesa do ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Fábio Augusto Vieira, disse que não conseguiu permissão para acessar os autos do inquérito que apura responsabilidade das autoridades na invasão e depredação do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto.

Os advogados João Paulo Boaventura e Thiago Turbay afirmaram que o ex-comandante prestou depoimento à Polícia Federal, na quinta-feira (12/1), “razão pela qual não subsiste o fundamento da prisão preventiva”.

“O Cel. Fábio Vieira e sua defesa técnica, ao tempo em que reforçam a confiança no sistema de Justiça do país, se somam ao compromisso inadiável e institucional congregado pelos Poderes da União em defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito”, disse.

Leia a nota na íntegra:

“Efetuada a prisão preventiva do Cel. Fábio Vieira, Ex-Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), referendada. pelo Supremo Tribunal Federal no bojo do Inquérito 4879, a defesa afirma que desde a prisão não foi permitido o acesso aos autos do processo e, portanto, resta violada a ampla defesa. O Cel. Fábio Vieira foi exonerado do cargo em 10 de janeiro de 2023 e prestou depoimento esclarecedor à Polícia Federal na data de ontem, 12 de janeiro de 2023, razão pela qual não subsiste o fundamento da prisão preventiva. O Cel. Fábio Vieira e sua defesa técnica, ao tempo em que reforçam a confiança no sistema de Justiça do país, se somam ao compromisso inadiável e institucional congregado pelos Poderes da União em defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito.”

Entenda

O coronel Fábio Augusto Vieira era o responsável pela operação da PM durante atuação nos atos bolsonaristas na Praça dos Três Poderes. O mandado de prisão, emitido pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, foi cumprido pela Polícia Federal (PF) na tarde da última terça-feira (10/1).

A PMDF tem sido acusada de falhar ao não impedir o avanço dos manifestantes que protestaram contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2022.

Fábio Augusto Vieira foi demitido do comando da PMDF pelo interventor federal na Segurança Pública de Brasília, Ricardo Cappelli. O coronel Klepter Rosa foi nomeado para a função.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresas do rombo na Faria Lima devem R$ 3,9 bilhões a fornecedores

No coração do cenário financeiro brasileiro, um verdadeiro desastre está em curso. Empresas com suas ações em queda livre, acumulam impressionantes **R$ 3,9...

Licenciamento ambiental: Lula vetará parte, e estuda MP sobre o tema

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se prepara para vetar partes do projeto que flexibiliza as regras de licenciamento ambiental no...

Trump vê chance de reunião com Putin “muito em breve”

Em um momento crítico, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou a possibilidade de uma reunião “muito em breve” com o líder...