Os torcedores do Valladolid que proferiram ofensas racistas contra Vinicius Júnior no dia 30 de dezembro de 2022 serão punidos pela Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte da Espanha.
Os insultos ocorreram durante a partida entre Real Madrid e Valladolid, pela 15ª rodada de LaLiga, vencida pelos merengues por 2 a 0.
Em comunicado, o órgão do qual a comissão é dependente, o Conselho Superior de Esportes (CSD) informou que a polícia está recolhendo dados para propor punições. A elas, serão associadas multas de 4 mil euros (R$ 22,2 mil) e a “proibição de acesso a recintos esportivos por um período de um ano para cada um dos identificados”.
Após os ataques, Vinicius Júnior foi às redes sociais para desabafar e cobrou que a LaLiga punisse os autores. O presidente da entidade, Javier Tebas, disse que o brasileiro “deveria se informar melhor”. Já Ronaldo Fenômeno, presidente do Valladolid, condenou a postura da torcida.
Recentemente, Vini sofreu novos ataques. Torcedores do Atlético de Madrid simularam o enforcamento do camisa 20 do Real Madrid em um viaduto na frente do CT merengue.
A polícia, segundo a CSD, já iniciou “uma investigação para a identificação dos autores”.
“Entre outras linhas de investigação, está sendo trabalhada a visualização das câmeras de vigilância do trânsito na região, assim como as imagens publicadas nas redes sociais”, para punir os “autores destes atos desprezíveis de caráter racista, xenófobo e intolerante”, diz o comunicado.
Comentários Facebook