Turbilhão Feminino: Mulheres que trabalham com futebol

Publicado:

Jurema Bagatini é um nome desconhecido para a maioria dos brasileiros que acompanham futebol, porém ela foi a primeira presidente de um clube. Nos anos 70, aos 24 anos, comandou o Esporte Clube Encantado, time da cidade de Encantado, Rio Grande do Sul.

De lá para cá, várias mulheres comandaram clubes brasileiros, times como Corinthians, Flamengo, URT, Bangu, Tupi, Brasiliense e Palmeiras tiveram à frente uma presidente.

Leila Pereira, atual comandante do Palmeiras, chega em 2023 ao seu segundo ano como presidente da instituição, a frente do clube, alguns títulos foram conquistados, na Base o Palmeiras finalmente conquistou a Copa São Paulo de Juniores (2022 e 2023), pelo Profissional foram 4 títulos (Recopa, Paulista, Brasileiro e Supercopa), além claro dos títulos do time feminino (Paulista e Libertadores).

O futebol existe no Brasil desde 1895, há mais de 100 anos, uma paixão que não escolhe cor, sexo e idade. Uma pesquisa realizada pelo Kantar Ibope informou que as mulheres representam 44% entre os fãs de futebol.

Mesmo, quase, representando a metade dos amantes do futebol brasileiro, as mulheres ainda tentam conquistar um espaço em um ambiente tão masculino.

Quantas jornalistas vocês conhecem? E narradoras? Você lembra o nome de três arbitras do futebol brasileiro?

Foto: João Aurelio

A jornalista Fernanda Barros, fundadora do projeto Turbilhão Feminino, conta a dificuldade de uma profissional atuar com o futebol e o preconceito que sofre:

“Em ser mulher, já estamos suscetíveis ao preconceito, no esporte não é diferente, até mesmo no futebol feminino. Infelizmente tive que lidar com o descaso de quem acho que nós no Nordeste não temos valor, de quem não vê a fala de uma jornalista com legitimidade. Quantas e quantas vezes fui questionada por uma fala em live? Não foi só uma vez. Tantas foram as vezes que passei noites e dias estudando um time, uma atleta e minha opinião foi recebida com desprezo? Lamento que para alguns, ainda hoje, mulher não entende de futebol e não passa de uma ‘clubista que não sabe o que está fazendo'”.

Foto: Julian Finney (Getty Images)

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Homem morre após incêndio atingir hotel no bairro da Calçada, em Salvador

Um incêndio em um hotel no bairro da Calçada resultou na morte de um hóspede na madrugada desta terça-feira (2). A vítima, que...

Semana decisiva: Vitória define programação antes de encarar RB Bragantino e São Paulo

Após vencer o Mirassol por 2 a 0 no último sábado...

Base do Bahia: Sub-15 participa de torneio internacional em SC que terá nova tecnologia de scouting

O Bahia fará parte da quarta edição da Copa Limonta, um renomado torneio sub-15 em Santa Catarina. A competição reúne equipes nacionais e...