Salvador aguarda definição de repasse para executar redução de filas para exames e cirurgias eletivas

Publicado:

A secretária de Saúde e vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), pontuou que o município aguarda a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definir o valor do montante que será repassado para que assim possa dar início a estratégia de redução das filas de consultas, exames e cirurgias eletivas. A política integra o rol de ações do programa anunciado pelo governo federal na última segunda-feira (6).

“Isso não é uma definição do governo do estado individualmente, de Ana Paula ou da prefeitura, é uma pactuação que acontece na CIB, então todas as cidades têm voz, Salvador tem assento por ser capital e se discute na comissão”, explicou a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ao Bahia Notícias.

Segundo ela, a capital baiana está preparada para proceder com o aumento das contratualizações assim que for feito o anúncio pela instância – que é a responsável por pactuar a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde na rede de atenção à saúde da Bahia.

“Temos uma ideia [de valor], porque é de acordo com nosso número de habitantes, pessoas que usam o serviço e nossa capacidade de atendimento, mas, por questão de deferência e organização, vamos esperar a CIB se pronunciar”, argumentou.

De acordo com a gestora, Salvador tem ampliado a rede de serviços e a contratualização de maneira direta, antes mesmo do anúncio do novo programa pela administração federal, mas existem pontos na fila única – usada para agilizar o acolhimento de pacientes que dependam dos atendimentos em questão – que precisam ser avaliados.

“Como ela é desde 2018, tem, por exemplo, nessa fila única, que não é da nossa gestão, mas é de uma gestão coletiva, grávidas que esperam pré-natal desde então, o que não faz sentido”, esclareceu a vice, acrescentando que essas incongruêcias já são objeto de estudo de técnicos, tanto da gestão muncipal quanto estadual.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sarampo: governo intensifica vacinação no Tocantins e Maranhão

Com a confirmação de 11 casos de sarampo em Campos Lindos (TO) na última semana, o governo intensificou as ações de vacinação no estado. Cidades maranhenses como Balsas e Imperatriz também receberão equipes de saúde para reforçar a imunização da população e conter a propagação da doença

Piso da enfermagem: estados e municípios partilham mais de R$ 808 milhões, em julho

No geral, o maior valor foi destinado a Minas Gerais, que conta, no total, com mais de R$ 116 milhões

Credenciamento no Farmácia Popular encerra nesta quinta-feira (31)

A renovação é gratuita e obrigatória para que farmácias continuem oferecendo medicamentos subsidiados à população