Servidores da Fhemig entram em greve contra aumento no número de plantões

Publicado:

s vsperas do Carnaval, servidores da Fundao Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) deram incio a uma greve, por tempo indeterminado, nesta segunda-feira (12/02). Mais de cem servidores de sade participaram de um protesto nesta manh na porta do hospital Joo XXIII, Regio Centro-Sul de Belo Horizonte.

A categoria reivindica a revogao da resoluo 10.688, aprovada em dezembro do ano passado, que aumenta o nmero de plantes dos servidores, sem aumento da remunerao. A deciso vai na contramo da exigncia na rea da sade que a reduo da jornada.

“Mais uma vez estamos aqui batalhando pelos nossos direitos, em pleno Carnaval. Vamos permanecer em greve”, disse reportagem o presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Tcnicos Operacionais de Sade, Analistas de Gesto da Sade e Auxiliares de Apoio Sade de Minas Gerais (Sindpros), Carlos Martins.

Os servidores criticam cortes de direitos para pais de filhos com deficincia, mudana trazida pela a resoluo 27.471/2022. O decreto flexibiliza a jornada de trabalho apenas para mes e pais que tenham filhos com necessidades graves.

trabalhadores protestam na porta do Joo XXIII
Servidores da sade questionam aumento da jornada de trabalho e retirada de direitos (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)

“Meu filho no tem problemas graves, mas ainda assim faz uma srie de acompanhamentos previstos na lista de prioridades da resoluo”, questiona a servidora Graziela Paula, me do Eduardo Gabriel, de 12 anos, que tem autismo em grau leve.

Procurada pela reportagem, a Fhemig afirmou que mantm dilogo aberto com seus servidores, por meio de agendas fixas de reunies com os seus representantes, para que sejam apresentadas as reivindicaes e solues propostas por ambos.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia