Contrato de cessão de uso do Porto Antigo de Ilhéus é assinado com a presença do ministro de Portos e Aeroportos

Publicado:

O município de Ilhéus, no sul da Bahia, ganhará um novo equipamento para atividades de turismo e lazer, na área onde antes funcionava o Porto Antigo de Ilhéus. O contrato de cessão não onerosa de uso do espaço foi apresentado, nesta terça-feira (14), pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).

A cerimônia aconteceu no Porto de Aratu, com as presenças do ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, do diretor-presidente da Codeba, vice-almirante, Carlos Autran, e do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, conhecido como Marão.

A iniciativa promove o desenvolvimento econômico e social da região por meio de parceria entre as instituições, com o apoio do Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil, valorizando o turismo local. O vice-governador Geraldo Júnior destaca a importância do ato para a retomada da economia da região. “Vivemos um momento muito difícil com a pandemia e a economia precisa voltar a trazer os bons frutos, e esse é o intuito do Governo do Estado, ao promover a geração de emprego e renda. Esse ato de hoje, destinado para o território de Ilhéus e Itabuna, faz parte de um conjunto de ações inerentes ao desenvolvimento econômico da Bahia”, explica Geraldo Júnior.

Captura 1

Com amparo legal na Lei nº 12.815/2013, que regula a exploração de portos organizados e de instalações portuárias, a cessão de uso das áreas 7 e 9 do porto antigo de Ilhéus é um pleito de muito tempo. “Nós temos mais de cem casos assim esparramados pelo Brasil. Agora, com a determinação do presidente, de não privatizar as autoridades portuárias, vamos fazer concessões dos serviços portuários com fortes investimentos para poder renovar a nossa fé no brasileiro e nos servidores públicos”, adianta o ministro Márcio França.

A revitalização do Porto Antigo viabiliza a exploração da atividade turística da região e reforça a atividade econômica da cidade. O prefeito Mário Alexandre comemorou a conquista.  “É uma vitória para a região. São armazéns antigos na Baía do Pontal, que não é uma obra só para Ilhéus, fortalece o turismo, gera renda e emprego para toda região. Começamos com o governador Rui, lutando para conseguir a cessão daquela área tão importante do Centro Cultural da cidade de Ilhéus, e, agora, com Jerônimo e Geraldinho, foi possível entender a necessidade real daquela área tão importante para nossa região”, observa Marão.

Captura 2

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Policial militar e sobrinho morrem em acidente em trecho da BR-101 no Sul da Bahia

Na madrugada desta sexta-feira, 3, um trágico acidente na BR-101 em Camacan, no Sul da Bahia, resultou na morte de um...

Bahia recebe antídoto contra intoxicação por metanol em ação de ministério

A Bahia recebeu, neste sábado (4), um importante reforço na saúde pública: 90 ampolas de etanol farmacêutico, enviadas pelo Ministério da Saúde. Este...

Homem é preso em ação contra tráfico de drogas no Extremo Sul baiano

Na manhã de sábado (4), um homem foi detido por suspeita de tráfico de drogas em Medeiros Neto, no Extremo Sul da Bahia....