MP-BA pede a Transalvador que impeça estacionamento em frente a postos de Saúde do Carnaval

Publicado:

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) quer que a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) reordene o estacionamento e parada de carros na entrada do posto de saúde do Circuito do Carnaval, para manter o local liberado para a entrada e saída de ambulâncias. A recomendação foi feita nesta quarta-feira (16), após inspeção em cinco postos de Pronto Atendimento.

Na ocasião, a promotora de Justiça Eduvirges Tavares, acompanhada de servidores da Instituição que estão de plantão durante todo o Carnaval, verificou a necessidade de regular o estacionamento e parada de carros nas proximidades do módulo de saúde ‘Milton Santos’, localizado na avenida de mesmo nome, em Ondina.

A equipe do MP também visitou nesta manhã os postos do Shopping Barra, Farol da Barra, Morro do Gato e da Sabino Silva. Até o fim do Carnaval, serão vistoriados os 11 postos de saúde. No equipamento do Shopping Barra um total de dez profissionais entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e médicos prestarão atendimento aos foliões. 

No sábado (18), a equipe será reforçada com mais um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem. O espaço é equipado com dez leitos de observação e uma sala vermelha com suporte avançado de vida (sala de estabilização/emergência). De acordo com a coordenadora do módulo, Ana Paula Barbosa, nos anos anteriores o maior número de ocorrências no espaço foram de casos de agressão física e embriaguez.

No posto de saúde do Farol da Barra há 20 leitos de observação e uma sala vermelha. No espaço, atuam 13 profissionais de saúde, sendo quatro médicos, dois enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e dois assistentes sociais. Segundo o coordenador da Assistência Farmacêutica de Salvador, Bruno Viriato, o PA do Farol da Barra e o Milton Santos, em Ondina, são os últimos equipamentos a serem desmontados no circuito. “Funcionamos até o último trio passar na quarta-feira de cinzas para garantir o atendimento de todos os baianos e turistas”.

Em todas as unidades, que funcionam 24 horas, fica disponível uma ambulância do Samu para remoção imediata de pacientes que necessitarem encaminhamento para unidades de retaguarda, além de equipes de cirurgiões buxo-maxilo que atuam de forma rotativa de acordo com a necessidade dos postos.
 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério da Saúde repassa R$ 100 milhões para combate à tuberculose em 913 municípios

Ação visa fortalecer a vigilância epidemiológica, prevenção e controle da doença no país

Quais são os sintomas físicos da ansiedade?

Neste episódio, a Psiquiatra Dra. Karina Abunasser Pereira Leite (CRM: 112.075/ SP | RQE: 56.082) explica quais são os sintomas físicos da ansiedade

Indústria brasileira terá programa nacional para cuidar da saúde mental dos trabalhadores

Parceria entre SESI e Ministério da Saúde inclui pesquisa inédita e sete eixos de ação, do combate a arboviroses à prevenção da depressão