A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou até a manhã desta segunda-feira (20) 78 ocorrências nos circuitos da folia que precisaram ser encaminhadas para hospitais e unidades de saúde. Os pacientes foram encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE) (47), Eládio Lasserre (7), Hospital Geral Menandro de Faria (6), Hospital Roberto Santos (5), Hospital do Subúrbio (5), Maternidade José Maria de Magalhães (3), Hospital Geral Ernesto Simões Filho (2) e Hospital Juliano Moreira (1), Hospital Ana Nery (1) e Hospital da Mulher (1).
Além de manter seu setor de urgência e emergência em pleno funcionamento, o HGE possui o Centro de Atendimento de Múltiplas Vítimas, que pode ser acionado em caso de desastres ou emergência com múltiplas vítimas, e transforma o estacionamento coberto da unidade em uma imensa emergência hospitalar.
Nos quatro primeiros dias da folia, em Salvador, foram realizados 1.338 testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Do total, 17 foram positivos para HIV, 107 para Sífilis, além de 4 confirmações de hepatite C e 3 para hepatite B. Todos os casos receberam encaminhamento para tratamento.
Em Porto de Seguro foram realizados 385 testes, com três positivos para HIV e 17 para sífilis. O trabalho de prevenção também está sendo feito com campanha para incentivar os foliões a utilizarem os serviços de orientação e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis e hepatites (B e C) e, principalmente, utilizar preservativos.
A pasta também registrou uma ocorrência de violência sexual no circuito da festa, neste domingo (19). atendimento foi realizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador.. Composto por equipe multiprofissional, o serviço é formado por médicos ginecologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas, de prontidão 24 horas, todos os dias do Carnaval.
Comentários Facebook