Ipirá: Professores da rede municipal param jornada e cobram reajuste de salários

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Professores da rede municipal de Ipirá, na Bacia do Jacuípe, fizeram uma manifestação nesta quinta-feira (23) durante uma jornada pedagógica. O ato pede o pagamento de percentuais atrasados, dada a atualização do piso nacional dos professores em 2022 e 2023. No ano passado, o reajuste foi de 33,24%. Neste ano, de 14,95%.

Segundo a diretora da APLB Sertânea e professora Loiane Fernandes, no acumulado, a prefeitura deve 38,03% do piso. Uma proposta encaminahda ao prefeito Dudy (PSD) pede o pagamento de um quarto do percentual devido em duas vezes, com o restante sendo negociado durante novo estudo.

“O prefeito descartou a nossa proposta e não apresentou nenhuma contraproposta. Nós tentamos dialogar. É sempre a APLB que apresenta proposta. Os trabalhadores não aceitam a desvalorização que essa gestão está promovendo”, disse Loiane Fernandes ao Bahia Notícias. Ainda segundo a diretora, 500 profissionais são afetados pelo não pagamento do reajuste, entre professores e coordenadores de escolas e profissionais de creches. A diretora da APLB informou que o grupo segue mobilizado com paralisação na tarde desta quinta.  

OUTRO LADO

Procurado pelo Bahia Notícias, o prefeito Dudy declarou que não há condições de a prefeitura arcar com as reivindicações devido à situação do caixa, que estaria apertado. O gestor disse que caso tenha de atender aos docentes teria de prejudicar outras secretarias, e que o plano de cargos e carreira da categoria está em uma condição “impagável”.

“Tem professor aqui com 40 horas, ganhando R$ 10 mil R$ 12 mil, e eu já comecei este ano usando 92% do Fundeb. que é um dinheiro carimbado. E a lei diz que o mínimo a ser gasto com pagamento de professor é de 70% E o restante desses 92%, que já gasto, não dá para fazer o que é necessário. Como vou pagar merenda, transporte, reforma, material didático?”, indagou o prefeito, que acrescentou que outros gastos, como o hospital e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também inviabilizam outros gastos.

Dudy afirmou ainda que receberá os professores para debater o tema. “Sempre estarei de portas abertas para o diálogo, mas o que fizeram hoje é um negócio que choca”, completou ao criticar o ato dos docentes durante a jornada pedagógica.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM liberta refém, apreende arma e drogas em ação no sul da Bahia

Policiais militares do 15º BPM libertaram uma mulher, apreenderam uma pistola com 72 munições e drogas, e detiveram um suspeito na manhã de...

Policial é preso por tentativa de homicídio após atirar contra homem em bar em Vitória da Conquista

Uma investigação da Polícia Civil da Bahia, feita pela Delegacia de Homicídios de Vitória da Conquista, resultou na prisão em flagrante de um...

PM apreende 24 motocicletas irregulares em Feira de Santana

Policiais militares do Esquadrão de Motociclistas, conhecido como Asa Branca, apreenderam 24 motocicletas irregulares na madrugada da última quinta-feira, dia 25, em Feira...