Ara Ketu celebra 43 anos de história: “Ouvi que eu era maluca”, diz fundadora

Publicado:

O Ara Ketu, uma das bandas mais tradicionais da Bahia, completa 43 anos de história nesta quarta-feira (8). A fundação no Dia Internacional da Mulher não foi por acaso. Vera Lacerda, professora baiana e presidenta da banda, escolheu a data para registrar a luta nos anos 80.

 

“Ouvi que eu era maluca, que o Ara Ketu acabaria em dois anos. Como podia uma mulher preta, suburbana, do candomblé e nordestina fundar um bloco afro em 80? A sociedade não estava preparada para o Ara Ketu, mas, sempre como símbolo de resistência, a gente lutou e luta até hoje”, diz Vera Lacerda.

 

Com uma história inconfundível, o Ara Ketu tem hits atemporais como “Ara Ketu é bom demais”, “Pipoca” e “Mal Acostumado”. Atualmente comandado pelo vocalista Dan Miranda, a banda já contou com outros nomes incríveis, como Larissa Luz, Tonho Matéria e Tatau.

 

“É uma honra estar mais um ano representando o Ara Ketu. Eu era fã da banda antes de imaginar que um dia eu seria a voz do Ara”, vibra Dan Miranda.

 

Além da história marcante para a cultura brasileira, o Ara fechou o Carnaval de 2023 com mais de 1 milhão de ouvintes mensais no Spotify, número que se mantém em março (1.142,218). Nas redes sociais, a banda registra um crescimento expressivo no Instagram, alcançando mais de 100 mil fãs.

 

“A gente tem procurado investir no mundo digital. Somos uma banda com 43 anos de história, que passou por diversos momentos da música. É nosso dever entender o que o nosso público quer e entregar da melhor forma para eles”, conta Cristiano Lacerda, empresário da banda.

 

A história do Ara Ketu se confunde com a do Carnaval de Salvador. O grupo foi vencedor do Carnaval de Salvador em 1981, 1982 e 1983. Em 1984, ganhou o título de hoconcurs da folia baiana. “Ara Ketu Bom Demais” foi a música vencedora da folia de 1995 e “Pipoca” foi o hit de 2000. 

 

Na discografia, o Ara Ketu acumula discos de ouro, platina, platina duplo, diamante e ouro duplo. A nova aposta da banda é a faixa “Faz Um Brinde Pra Mim”, composição de Dan Miranda, Adson e Jou Batá, que já foi executada em mais de 50 países em fevereiro.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veja fotos da mobilização em defesa de Bolsonaro na região da Barra neste domingo

Na manhã deste domingo (3), o icônico Farol da Barra se transformou em palco de uma manifestação intensa e vibrante. Uma multidão se...

Médica entrega 12 alimentos que parecem saudáveis, mas engordam

Você já parou para analisar os rótulos dos alimentos que compra no supermercado? Muitas vezes, produtos que parecem saudáveis podem ser verdadeiras armadilhas...

VÍDEO: Em Salvador, apoiadores de Bolsonaro realizam nova manifestação no Farol da Barra

Na manhã deste domingo (3), o icônico Farol da Barra, em Salvador, foi palco de uma vibrante manifestação chamada "Reaja, Brasil", organizada por...