Assunto proibido sob Bolsonaro, Marielle Franco recebe memorial na EBC

Publicado:

A advogada Marinete Franco, mãe de Marielle Franco, visitou nesta sexta-feira (10/3) a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que sob Jair Bolsonaro impôs censura a diversos temas relacionados à vereadora, incluindo o assassinato. Marinete participou da inauguração de um “Memorial das palavras proibidas”, ilustrado com o rosto da vereadora assassinada há cinco anos em um crime político ainda sem solução.

Em 2019, durante o governo Bolsonaro, a coluna mostrou que a EBC censurou a imagem de Marielle Franco em um programa da TV Brasil; proibiu os termos “ditadura militar” e “golpe militar”; e a menção a “fuzilamento” para noticiar o assassinado de um músico fuzilado pelo Exército.

A imagem da vereadora no programa de televisão aparecia lateralmente e por apenas cinco segundos. Foi o suficiente para a demissão do diretor de programação da estatal e para o vídeo ser publicado novamente sem esse trecho.

Nos próximos dias, já na gestão Lula, a TV Brasil abordará o legado da vereadora em um episódio do programa “Caminhos da reportagem”.

“A Marielle é um símbolo de resistência para todo mundo. É um ícone. Tem o antes e depois da Marielle”, definiu Marinete. Na EBC, Marinete foi recebida pelo diretor-presidente da empresa, Hélio Doyle, pela diretora de Jornalismo, Flávia Filipini, além de ser acolhida por dezenas de empregados da empresa pública.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Turista morre com tiro no rosto após assalto em praia de Bertioga

Um turista de 53 anos, identificado como Márci Xavier, foi baleado no rosto durante um assalto na praia de Bertioga, litoral de São...

Lucas Evangelista sobre ser capitão no Palmeiras: “Me senti honrado”

Na terça-feira, 7 de outubro, Lucas Evangelista, volante do Palmeiras, compartilhou suas impressões sobre usar a braçadeira de capitão em uma conversa com...

TCE-PE suspende concurso após aprovação da “candidata gênio”

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) se manifestou nesta terça-feira (7) após a polêmica em torno de Laís Giselly Nunes de Araújo,...