Biden ameaça banir TikTok dos Estados Unidos

Publicado:

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Governo Biden repetirá Trump e ameaça TikTok de banimento se app não cortar laços com chineses.

A MAIOR AMEAÇA AO TIKTOK NOS EUA DESDE TRUMP

O governo americano escalou o nível do embate com o TikTok e agora ameaça banir o app do país se os chineses da Byte Dance não venderem sua participação na plataforma, reportou o Wall Street Journal.

ENTENDA

O presidente americano Joe Biden, que vinha adotando tom mais comedido nas negociações em comparação com o ex-mandatário Donald Trump, agora repete seu antecessor com a ameaça de suspensão do app.

Em 2020, Trump perdeu uma série de disputas nos tribunais americanos e foi obrigado a desistir da medida.

O temor das autoridades é o mesmo: que o TikTok seja obrigado a entregar dados dos consumidores americanos caso haja uma ordem do governo chinês, conforme manda a lei de segurança nacional local.

O TikTok respondeu. O CEO do app, Shou Zi Chew, disse ao WSJ que uma venda forçada “não irá resolver as preocupações de segurança” de Washington.

Ele cita que a operação não irá proteger mais o país do que o plano do app de custo bilionário que envolve pagar à americana Oracle para armazenar os dados em território nacional.

Chew deve depor ao Congresso dos EUA na próxima quinta.

Não é só o app de vídeos curtos. Como escreve o colunista da Folha de S.Paulo Nelson de Sá, o TikTok nem é mais o líder na App Store e no Google Play.

Quem desponta agora é o Temu, rival da Shein que deseja superá-la em vendas nos EUA ainda neste ano. Na sequência ainda aparecem o CapCut, um editor de vídeo, e a própria Shein. Todos chineses.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Som inaudível pode revolucionar o combate a incêndios

Uma nova tecnologia promete transformar a forma como enfrentamos incêndios, utilizando um recurso inusitado: o som. A startup americana Sonic Fire Tech desenvolveu...

Matéria escura pode deixar “impressão digital” azul ou vermelha na luz 

Um novo estudo da Universidade de York, na Inglaterra, pode mudar nossa compreensão sobre a matéria escura, essa substância enigmática que compõe a...

Astrônomos encontram um “monstro fora do lugar” devorando uma estrela 

Uma equipe internacional de astrônomos fez uma descoberta que está desafiando a forma como entendemos os buracos negros supermassivos. Pela primeira...