Força integrada discute conflito de terra no Extremo Sul após desentendimento em Prado

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Uma reunião ocorrida em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul baiano, voltou a discutir o conflito entre fazendeiros e indígenas. O encontro ocorreu, após um desentendimento entre indígenas, registrado no distrito de Corumbau, município de Prado, informou o G1.

 

Lideranças indígenas locais receberam a cúpula da Força Integrada de Combate a Crimes Comuns Envolvendo Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) na última sexta-feira (24). Após a reunião, o conselho de caciques concordou em deixar a área.

 

No entanto, eles reivindicaram a atenção dos órgãos federais competentes pela conclusão do processo de demarcação do território indígena. Conforme a SSP-BA, o encontro teve a intenção de evitar conflitos na região. O subsecretário da SSP, delegado federal Marcel Oliveira, e a superintendente de Políticas para Povos Indígenas, Patrícia Pataxó, conversaram com lideranças dos povos tradicionais.

 

De forma remota, a reunião contou com a participação de  representantes da Polícia Federal, Funai, Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Publica da União (DPU). Ainda na última sexta, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu ordens de reintegração de posse de dois imóveis rurais, em Itamaraju e Prado. As duas áreas são ocupadas e reivindicadas pelo povo Pataxó.

 

Na decisão, o ministro Ricardo Lewandowski acatou reclamações da Defensoria Pública da União (DPU) contra decisões do juízo da Vara Federal em Teixeira de Freitas (BA) em ações possessórias contra a Comunidade Indígena de Barra Velha do Monte Pascoal e integrantes da Aldeia Nova Alegria.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Secretaria de Desenvolvimento Social realiza campanha Maio Laranja nas escolas municipais

Em uma ação conjunta das secretarias de Desenvolvimento Social e Educação, equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) tem visitado escolas da rede municipal de ensino, a fim de conscientizar os alunos sobre o tema que marca a campanha Maio Laranja, o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Prefeitura de Prado realizará ações da campanha Maio Laranja em escolas municipais

Novas ações da campanha Maio Laranja, dedicada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, serão realizadas durante todo o mês de maio nas escolas públicas do município. A Secretaria de Desenvolvimento Social, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) elaborou um cronograma de atividades que pretende alertar e

Secretária de Saúde do Estado da Bahia e o Prefeito de Prado vistoriam as obras de ampliação do novo Hospital Municipal

  Na manhã desta terça-feira (07), o gestor municipal, acompanhado pela secretária de saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, do secretariado municipal e vereadores de Prado, visitaram o canteiro de obras, onde os trabalhos de reforma e ampliação estão seguindo o planejamento técnico, que depois de concluído, funcionará vinte e quatro horas o novo