Ministério do Trabalho e Emprego resgata trabalhadores escravizados no Lollapalooza

Publicado:

A fiscalização feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), entre a última sexta-feira (24) e este domingo (26) em São Paulo, resgatou cinco trabalhadores que prestavam serviços para o festival de música Lollapalooza, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. As informações são da Agência Brasil.

 

Segundo o MTE, os cinco trabalhadores resgatados prestavam serviços de logística de bebidas para o festival e estavam em regime de informalidade, dormindo no chão ou sobre pallets (estrados} de bebidas, sem energia elétrica, colchão e sem receber equipamentos de proteção individual (EPIs).

 

Eles foram contratados como carregadores pela empresa Yellow Stripe, uma empresa terceirizada contratada pela Time For Fun, que organiza o Lollapalooza no Brasil, e receberiam R$ 130 por dia de trabalho, mas acabaram sendo vítimas de jornadas extenuantes, que chegavam a 12 horas por dia.

 

Os trabalhadores resgatados eram obrigados a dormir no local, entre os pontos de estoque de bebidas, para fazer a vigilância da carga. A empresa sequer disponibilizava papel higiênico ou sabonete para os contratados. De acordo com a fiscalização, três deles tinham colchonetes, que trouxeram de casa, e os demais dormiam sobre papelões e madeirites.

 

Após a ação de fiscalização de combate ao trabalho escravo, a empresa de serviços de alimentação Animalchef, que produz lanches veganos e forneceria lanches nos bastidores do evento, decidiu cancelar sua participação no festival em sinal de protesto.

 

Em nota publicada em suas redes sociais, a Animalchef informou que foi surpreendida com a notícia sobre trabalho escravo no Lollapalooza e que decidiu romper o contrato “por uma questão de princípios e coerência”. “A justiça social é um dos principais valores dessa transição que estamos fazendo”, escreveu a empresa.

 

“A empresa foi notificada a pagar todas as verbas salariais e rescisórias, com todos os direitos devidos, e a auditoria do trabalho emitirá a guia de seguro-desemprego do trabalhador resgatado. Além disso, os trabalhadores foram encaminhados para acolhimento e atendimento pela assistência social dos municípios de residência”, disse o auditor fiscal do trabalho Maurício Krepsky.

 

O auditor disse ainda que o perfil dos trabalhadores resgatados em operações contra o trabalho escravo costuma refletir o perfil das pessoas em situação de maior vulnerabilidade social no país.

 

“Cerca de 90% são homens, mais de 80% são negros, e a maior parte deles tem, no máximo, o quinto ano incompleto. Cerca de 10% são analfabetos. Em relação à faixa etária, eles têm entre 20 e 39 anos. São homens, negros, com baixa escolaridade e jovens”, afirmou.

 

O Lollapalooza informou que, diante dessa constatação, encerrou a relação jurídica estabelecida com a Yellow Stripe e se certificou que todos os direitos dos cinco trabalhadores fossem garantidos.

 

“A T4F considera este um fato isolado, o repudia veementemente e seguirá com uma postura forte diante de qualquer descumprimento de regras pelas empresas terceirizadas”, protestou a empresa, em nota.

 

O festival é considerado um dos maiores do mundo, atraindo cerca de 100 mil pessoas por dia. Na edição do ano passado, o evento movimentou R$ 421,8 milhões e, neste ano, levou à ocupação de 80% na rede hoteleira da cidade. Segundo o Lollapalooza, mais de 9 mil pessoas trabalham diretamente no local, e mais de 170 empresas prestadoras de serviços foram contratadas para a realização desta edição do evento.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura entrega campo esportivo em Cajazeiras X e chega à marca de 80 equipamentos com grama sintética inaugurados

Na noite de terça-feira (29), Cajazeiras X viveu um momento especial com a entrega da Arena Abelha, localizada na Rua Apolônio Sales. O...

TCE aponta 7 fragilidades em descontos de aposentadorias em São Paulo

No coração de São Paulo, um alerta soa: o Tribunal de Contas do Estado (TCESP) revelou vulnerabilidades preocupantes nos sistemas de previdência dos...

Prefeitura de Salvador lança campanha Agosto Lilás com foco na erradicação de violência contra a mulher

Na noite de terça-feira (29), a Prefeitura de Salvador lançou oficialmente a campanha Agosto Lilás 2025, um marco importante na luta contra a...