Empresas de anúncios estão “ouvindo” seus dispositivos móveis

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Alguma vez você teve a sensação de que o seu celular estava te ouvindo? Depois de ter uma conversa específica com um amigo, começou a ver anúncios relacionados ao tema? Um novo relatório da NordVPN confirma que não é apenas uma “sensação”: os anunciantes, e não as redes sociais, estão realmente ouvindo.

De acordo com a empresa, as empresas de publicidade estão usando um novo tipo de monitoramento de dados capaz de ouvir o ruído de fundo e usar essa informação para exibir anúncios personalizados. Esse método utiliza “sinalizadores de áudio” para “ativar todos os dispositivos pertencentes [ao usuário] para registrar o comportamento e a localização”. Como esses sinais, que não podem ser detectados pelo ouvido humano, são integrados em anúncios de televisão ou rádio, o dispositivo móvel consegue detectá-los e indicar aos anunciantes o que você está vendo.

O relatório da NordVPN revela que 45% dos britânicos pesquisados já viram um anúncio no celular depois de falar sobre um determinado produto ou de ver um anúncio sobre ele na televisão – sem pesquisá-lo no celular.

Felizmente, há uma maneira de contornar esse rastreamento pelas empresas de publicidade. Tudo o que você precisa fazer é recusar as permissões do microfone nos aplicativos, o que pode ser feito facilmente nas configurações do celular, seja ele Android ou iOS.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Braço armado do Hamas publica vídeo de refém israelense

O braço armado do Hamas publicou, neste sábado (11), um vídeo de um refém israelense mantido na Faixa de Gaza desde o ataque do grupo islamista palestino em 7 de outubro de 2023. As imagens, que duram cerca de 10 segundos e cuja data de gravação não foi especificada, mostram um homem com o olho inchado

Regulamentar inteligência artificial é essencial para manter empregos

O Brasil precisa fazer um debate sobre a regulamentação da inteligência artificial, para que as novas tecnologias não provoquem um “estrago inimaginável” no mercado de trabalho. A preocupação é do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que fez um balanço dos avanços e desafios do mercado de trabalho brasileiro neste Dia do Trabalhador (1º)

ExxonMobil deverá pagar US$ 725 milhões em danos a mecânico que foi diagnosticado com câncer

Um júri da Pensilvânia considerou a ExxonMobil responsável por cerca de US$ 725 milhões em danos compensatórios a um antigo mecânico da Mobil, cujos advogados argumentaram que a exposição a um produto químico cancerígeno na gasolina o levou a desenvolver câncer. O júri, num veredicto de 10-2, decidiu que a Mobil, que se fundiu com