Acervo sobre baleias jubartes segue em exposição em praça pública de Prado

Publicado:

A verdadeira aventura épica da pesquisa e proteção das jubartes nesses primeiros 30 anos é contada agora no livro e na exposição Salvas da Extinção: A História do Projeto Baleia Jubarte, que chegou a Prado, Bahia, no dia 22 de março e segue em exposição na Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação até o dia 09 de abril.

Segundo Márcia, co-fundadora do Projeto Baleia Jubarte e sua líder até 2018, “a produção deste livro e da exposição foi um verdadeiro mergulho com as baleias e com a história de nossa organização. Durante a seleção das fotos e a elaboração dos textos, 30 anos de memórias vieram à tona. Foi muito prazeroso lembrar de nosso ponto de partida e de tudo que construímos até aqui.

Muitos colaboradores, amigos e parceiros ajudaram na missão que resultou na recuperação da população de jubartes brasileiras e seguirão conosco enfrentando desafios tão grandes como os efeitos das mudanças climáticas nas baleias e nos oceanos do mundo.”

JUBARTE Credito Instituto Baleia Jubarte28670A observação de Baleias Jubarte em Prado, Bahia, é um dos eventos mais esperados do ano pelos amantes da vida marinha e turistas em geral. As Jubartes são uma das maiores espécies de baleias do mundo, chegando a medir até 16 metros de comprimento e pesar mais de 40 toneladas. Todos os anos, elas migram às águas quentes do litoral baiano para acasalar, dar à luz e amamentar os filhotes.

A temporada de observação de Baleias Jubarte acontece entre junho e novembro. Durante esse período, é possível avistá-las de barco, saindo de Prado, Cumuruxatiba e Corumbau, com guias que acompanham os turistas em busca dos melhores pontos de observação. O passeio é uma experiência que permite aos turistas se conectarem com a natureza e apreciar a grandiosidade desses animais.

A cidade de Prado é um dos principais destinos para a observação de Baleias Jubarte no Brasil, devido a sua localização privilegiada, em frente à área de reprodução das gigantes marinhas. Além disso, a cidade também conta com uma infraestrutura turística bem desenvolvida, dispondo de excelentes hotéis, pousadas, restaurantes e outras atrações para os visitantes.

EXPOSICAO JUBARTES 128668Sobre o Projeto Baleia Jubarte: Atuando há mais de 30 anos na pesquisa e conservação das baleias-jubarte e do ambiente marinho no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, integra a Rede BIOMAR juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (Projeto Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil.

O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia, e em Vitória, no Espírito Santo. Por meio deste projeto são realizadas ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de educação ambiental, bem como atividades de conservação que tem contribuído para o sucesso da recuperação da população de jubartes do atlântico sul ocidental.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Prado reinaugura espaço do SineBahia e amplia acesso ao emprego e qualificação profissional

Em uma celebração marcada pela esperança e transformação, a Prefeitura de Prado, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, reinaugurou as...

Festival de forró e avistamento de baleias aquece turismo em Cumuruxatiba no período das férias do meio de ano

Oito noites para curtir 17 atrações, dançando com o pé na areia e os olhos em uma das paisagens mais deslumbrantes do Brasil. E,...

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em Posto da Mata

Na manhã deste sábado (5), um homem foi preso por tráfico de drogas no distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa, no Extremo...