Como ‘Teletubbies’, que estreou há 25 anos, foi de série infantil a meme sexual

Publicado:

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Há 25 anos, quatro alienígenas coloridos estreavam no programa “Teletubbies”, da rede britânica BBC. A atração infantil foi distribuída para 120 países entre 1997 e 2001. No Brasil, a TV Globo exibiu o programa pela primeira vez em 1999, apresentando ao público os amigos Tinky Winky, Dipsy, Laa-Laa e Po.

A atração conquistou as crianças, mas também os adultos, como noticiou a Folha de S.Paulo antes da estreia do programa no país, em 3 de dezembro de 1998: “Há inúmeros sites na Internet, com salas de bate-papo em que trintões discutem a preferência por esse ou aquele teletubbie. Os bonecos do programa aparecem como os grandes campeões de venda para o Natal, na Inglaterra”.

Na data, segundo o texto do jornal, a atração já estava em exibição em 20 países. O sucesso da série nos anos 2000 levou à produção de alguns remakes, entre eles o da Netflix em 2022, que pretendia repaginar a atração com a participação de crianças e narradores nos 26 episódios disponíveis na plataforma. Antes disso, em 2015, a própria BBC exibiu uma nova versão da série, com 60 episódios.

Nas últimas duas décadas, diversas curiosidades cercaram o show e seu elenco. Por exemplo, a audiência adulta questionava a sexualidade do personagem roxo, o Tinky Winky, o que levou inclusive à substituição de seu intérprete, o humorista de stand-up Dave Thompson, pelo dançarino Simon Shelton, que atuou no programa até 2001.

A empresa alegou, na época, que Thompson estaria desvirtuando o teletubbie, dando a entender de que ele era gay. As perguntas chegaram até Shelton que, durante uma entrevista para o jornal The Sun, afirmou que o questionamento não fazia sentido, uma vez que o personagem deveria representar uma criança de três anos.

Em 2018, Simon Shelton foi encontrado morto por hipotermia, aos 52 anos, com altos índices de álcool no organismo, de acordo com o jornal britânico Daily Mirror.

Intérprete da teletubbie amarela, a atriz Nikky Smedley revelou em seu livro “Over the Hills and Far Away” -depois das colinas e bem longe, em tradução livre- que foi importunada repetidas vezes por um homem que tinha fantasias sexuais com a personagem Lala. Na autobiografia, Nikki fala sobre o choque e a preocupação com o conteúdo das cartas, descritas por ela como perturbadoras.

A atriz diz ter alertado seus superiores na BBC e que depois de alguns meses as cartas pararam de chegar.

No livro, a atriz conta também detalhes sobre os longos expedientes de gravação e sobre a limpeza do cenário. Segundo ela, o doce que despertava desejo nas crianças que assistiam era purê de batata instantâneo com corante. Ela diz que falhas na limpeza da máquina que fazia o “creminho gostoso” deixavam um fedor insuportável no set toda vez que o equipamento era aberto.

Já a atriz Pui Fan Lee, que deu vida à personagem vermelha Po, foi alvo de uma polêmica logo após o fim dos “Teletubbies”, pela dificuldade de se desvincular do programa infantil. Lee participou de uma série na TV britânica em que aparece fazendo sexo com outra mulher. A atuação repercutiu negativamente na carreira da atriz.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O que Trump quer

Ao analisar as mais recentes ações de Donald Trump, especialmente a imposição de tarifas ao Brasil, é impossível não se perguntar: qual é...

Samba da Vela faz 25 anos fortalecendo nova geração de sambistas em SP

Em julho de 2005, quatro amigos se reuniram na zona sul de São Paulo com uma ideia simples, mas revolucionária: criar uma roda...

Da periferia ao Ártico: duas bolsistas partem em expedição ao extremo do planeta

Quando o sonho encontra a oportunidade, a vida se transforma. Este é o relato emocionante de duas estudantes, Thaíssa Mendes e Maria Karollina...