Como detectar imagens geradas ou manipuladas por Inteligência Artificial

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Ultimamente, tem havido um aumento no número de imagens geradas ou manipuladas por meio de Inteligência Artificial (IA), o que pode resultar em campanhas de desinformação ou, no mínimo, causar confusão entre os internautas sobre determinados assuntos.

Com ferramentas como a Dall.E2 da OpenAI (responsável pelo ChatGPT) se tornando cada vez mais populares, há naturalmente um maior risco dessas imagens manipuladas criarem um ambiente de desconfiança ainda maior. No entanto, existem alguns sinais que podem ser procurados para verificar a veracidade de uma imagem.

De acordo com Henry Ajder, um especialista em IA, uma forma de identificar essas imagens manipuladas é observar o aspecto “plastificado”. “Muitas dessas imagens têm uma aparência muito estilizada, quase brilhante e plastificada”, observou Ajder, de acordo com o site Business Insider.

Outro sinal está nas “consistências semânticas”, com a IA frequentemente tendo problemas para lidar com fontes de luz, formas específicas ou até sutilezas na distribuição dos elementos na fotografia, como apontado pelo especialista.

A detecção de imagens falsas também deve envolver uma pesquisa mais aprofundada por parte do usuário para entender o contexto em que a imagem aparece. “Tente pesquisar a imagem da mesma forma que você pesquisaria a informação que está recebendo”, sugere Ajder.

Leia Também: Privacidade em risco: ex-funcionários da Tesla revelam práticas chocantes

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor

Um dos analistas mais respeitados da Apple, Ming-Chi Kuo, afirma que a bateria do iPhone 16 terá uma maior densidade do que estava presente no modelo antecessor - o que significa que o novo aparelho da Apple pode ter mais bateria. “As minhas informações mais recentes indicam que a densidade de energia das células da

Imagens de lua de Júpiter dão pistas de água líquida abaixo de superfície de gelo

A crosta de gelo da lua chamada Europa de Júpiter não está mais no mesmo lugar, apontam imagens da câmera a bordo da nave espacial Juno, da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa). As imagens também revelaram atividades de espécies de jatos de água salgada e rupturas na típica camada de gelo que envolve o

Sistema Android é compatível com mais de 200 milhões de carros

A Google revelou durante o evento I/O que o Android Auto, a versão para automóveis do seu sistema operativo, já está presente em mais de 200 milhões de veículos em todo o mundo. No entanto, é importante frisar que este número se refere à quantidade de carros compatíveis com o sistema, e não à quantidade