Deputada indígena Silvia Waiãpi faz discurso transfóbico na Câmara

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) fez um discurso transfóbico durante sua fala na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (11/4). A parlamentar falava sobre a autodeclaração de quem se identifica como indígena, quando afirmou que é “obrigada” a aceitar pessoas trans pelo gênero que se identificam. 
Waiãpi pediu direito de resposta após ser questionada pelo colega de estado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) sobre a legitimidade de sua identidade indígena.
De acordo com a parlamentar, a convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT-Onu) dispõe que “todo aquele que se autodeclara indígena é indígena”. Silvia enfatizou que é indígena e afirmou que não precisa do consentimento do colega. 
  • Leia: Gleisi defende Lula e chama senador bolsonarista de ‘coisa asquerosa’
“Se o senhor não aceita esta deputada, o problema não é meu, é seu, quem tem que aceitar a mim é meu pai, minha mãe e meus irmãos, e não o senhor. Eu não preciso do seu consentimento para ser considerada indígena. Eu preciso do reconhecimento do meu pai e de minha mãe”, disse. 
Mas durante o discurso a deputada teceu um comentário transfóbico. “Os senhores querem que eu aceite alguém que se autodeclara mulher, sem ser mulher, biologicamente homem. Eu sou obrigada a aceitá-lo, mas não querem me aceitar”. 
Ao ser questionada pelos colegas de casa, Waiãpi explicou que mesmo sendo obrigada a aceitar pessoas transsexuais, assim o faz. E, mais uma vez, perguntou por que o mesmo não é feito com ela. 
  • Leia: Deputado bolsonarista compara Lula a Hitler em sessão da Câmara
“Eu disse que sou obrigada a aceitar, não disse que não aceito […] Então, é fácil, eu sou obrigada a aceitar, e aceito, e vocês não me aceitam”, concluiu.

Transfobia é crime 

Conforme o Supremo Tribunal Federal, os crimes de homofobia e transfobia desde 2019 são enquadrados pela Lei do Racismo. São determinados atos homofóbicos e transfóbicos aqueles que “envolvem aversão odiosa à orientação sexual ou à identidade de gênero de alguém”. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem era o diretor e a esposa encontrados mortos em casa

O ator e diretor Rob Reiner e sua esposa Michele Singer Reiner foram encontrados mortos neste domingo (14/12) na residência do casal, em...

Ex-atacante Fred comemora primeiro título como técnico: “É o Laion”

Ex-jogador Fred Guedes conquista o primeiro título como técnico com o Fortaleza Sub-17 na Supercopa Capital O ex-atacante Fred Guedes alcançou seu primeiro título...

Renúncia de Zambelli ao mandato foi jogada de Huguinho Motta

Carla Zambelli, deputada do PL, renunciou ao mandato cuja cassação já havia sido determinada pelo Supremo Tribunal Federal. Com a cassação, ela fica...