Saiba como o CER IV ajuda na reabilitação de pacientes amputados

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

1 1 2
Trabalho de reabilitação em pacientes do CER IV (Foto: Wesley Morau)

O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) de Teixeira de Freitas tem um papel essencial tanto na recuperação de pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos, como na garantia da qualidade de vida das pessoas com deficiência ou com Ostomia. Um dos destaques da unidade é o trabalho de reabilitação pré e pós protetização – que utiliza a prótese enquanto uma alternativa para quem passou pelo processo de amputação de um membro.

Na fase de pré-protetização, é realizado o fortalecimento muscular, aperfeiçoamento e estabilização do coto, além do ganho de equilíbrio. Após a confecção da prótese, o usuário passa por treinos para adaptação do material até se tornar completamente apto ao uso do mesmo e receber alta do serviço. O trabalhador autônomo Antônio Ramos, por exemplo, teve uma lesão que levou à amputação transtibial (abaixo do joelho) devido a diabetes. Ele chegou na unidade em uma cadeira de rodas, com uma cicatriz que não estava completamente fechada.

De acordo com Paula Nunes, fisioterapeuta do CER IV responsável pelo atendimento aos pacientes amputados, “fizemos o trabalho de equilíbrio e fortalecimento muscular, e também tratamos da ferida juntamente com o pessoal da enfermagem, nutricionista e psicóloga. O seu Antônio tinha um coto edemaciado, por isso trabalhamos com o enfaixamento dele e a evolução foi positiva: tem força e equilíbrio bom, e aguarda a confecção da prótese”.

“Cheguei aqui em abril do ano passado em uma cadeira de rodas, passei para o andador e evolui tanto nos exercícios com a fisioterapeuta que agora posso fazer uso da muleta”, explicou o paciente. “Gosto da fisioterapeuta, da psicóloga e de todos os profissionais daqui. O atendimento é excelente”.

O post Saiba como o CER IV ajuda na reabilitação de pacientes amputados apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

SP Alto Astral: Projeto para população de rua chega a 1.700 vagas

O programa Vila Reencontro chegou a 1.700 vagas neste mês, com a inauguração da sexta unidade voltada ao acolhimento de pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social de São Paulo. A Vila Reencontro Jabaquara I, a maior da capital, terá 520 vagas em 130 unidades habitacionais. A Prefeitura de São Paulo investiu R$

No Altas Horas, Luka dá “bola fora” sobre a tragédia no RS

Nesta quarta-feira (15/5), Serginho Groisman reuniu artistas gaúchos para gravar um Altas Horas especial, em homenagem às vítimas do Rio Grande do Sul, que deve ser exibido no próximo sábado (18/5). Porém, a cantora Luka, famosa na década de 90, acabou dando uma bola fora ao mandar uma mensagem para seus conterrâneos. O que deveria

Sem transporte para leito UTI, bebê de 1 ano morre em UPA no DF

Uma criança de apenas 1 ano morreu nesta quarta-feira (15/5), na unidade de pronto atendimento (UPA) do Recanto Emas, à espera de leito de unidade de terapia intensiva (UTI). Segunda a família, houve negligência no atendimento. O caso é investigado pelo delegado Fernando Fernandes, chefe da 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas). Na segunda-feira