Vitória encara o ABC para ganhar a 1ª como visitante na Série B

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A largada do Vitória na caminhada rumo à primeira divisão foi como o torcedor esperava: 3×0 sobre a Ponte Preta, no Barradão, e dever de casa feito. O próximo desafio do Leão na Série B será neste fim de semana, e é preciso reverter o que vem sendo uma pedra no sapato na temporada: os jogos como visitante.

O rubro-negro irá medir forças com o ABC, neste domingo (23), às 18h, no estádio Frasqueirão, em Natal. Será a chance de mostrar que o time pode, ao longo da Segundona, fazer diferente do início do ano. 

Em 2023, o Vitória entrou em campo nove vezes como visitante, entre Copa do Nordeste, Campeonato Baiano e Copa do Brasil. O desempenho foi muito abaixo do esperado: ganhou apenas uma partida. Foi contra o Atlético de Alagoinhas, no Carneirão, no início de fevereiro, pelo estadual. Isso representa apenas 11% dos compromissos. Por outro lado, o Leão perdeu em seis ocasiões – ou 67%. Outros dois duelos terminaram empatados (22%).

Somar pontos longe do Barradão é primordial na luta por uma vaga na Série A do ano que vem. Na última vez em que o Leão conquistou o acesso à primeira divisão, fez a segunda melhor campanha de um visitante na Segundona 2015, com 26 pontos conquistados (aproveitamento de 45,6%). No fim, subiu com um total de 66 pontos, na 3ª posição. Para se ter ideia da importância, o rubro-negro ficou apenas na 9ª posição em partidas como mandante.

Assim, reaver a força fora do Barradão é primordial. E é isso que o técnico Léo Condé promete ir atrás. Mas com parcimônia, sem deixar de ter cuidado com o setor defensivo. Vale lembrar que o Vitória sofreu gols em todos os jogos disputados fora de casa em 2023. No total, as redes rubro-negras foram vazadas 16 vezes (uma média de 1,78 gol sofrido por jogo).

“Buscar a vitória a todo o instante, mas sempre tendo seus cuidados defensivos. Fora de casa, a gente não pode ir com essa estratégia de só marcar, de buscar o empate. Tem que ir lá para criar dificuldade para o adversário. Mas claro que tomando os cuidados defensivos. É jogar de forma equilibrada. Tentar o resultado positivo, mas, naturalmente, não se expor. Sem oferecer contra-ataque para o adversário, por exemplo. A gente tem que ir, sim, precavido, mas não ser omisso de propor o jogo”, alertou o treinador.

Escalação
Condé precisará fazer ao menos uma mudança no time titular para enfrentar o ABC. Marco Antônio sofreu lesão no joelho e será desfalque. Diego Fumaça poderia ser o substituto, mas também está vetado, por problema na coxa esquerda. O técnico não fez mistério e antecipou: Léo Gomes herdará a vaga.

“No primeiro momento, já adiantando, provavelmente vai jogar o Léo Gomes, que é da posição, vinha jogando. Como toda a equipe, oscilou um pouco, mas essa retomada de trabalho, cresceu bastante, melhorou aspecto físico e a gente acredita que ele pode dar uma resposta positiva”, afirmou.

A tendência é de que essa seja a única alteração entre os titulares. “A base da equipe provavelmente vai ser mantida, até porque a gente fez uma boa partida. Claro que cada jogo tem alguns jogadores que ainda não jogaram e que estão treinando bem. Vai depender do que o jogo ofertar. Depende muito da dinâmica do jogo, o importante é que a gente vai ter muitos jogos pela frente e vamos precisar de todos”, disse o treinador.

O provável Vitória tem: Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Marcelo; Léo Gomes, Rodrigo Andrade e Giovanni Augusto; Osvaldo, Léo Gamalho e Zé Hugo.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Bahia e Fluminense encaminham amistoso no Maracanã durante disputa da Copa do Mundo

Bahia e Fluminense estão próximos de confirmar um amistoso no Maracanã, durante a pausa do calendário brasileiro provocada pela Copa do Mundo. A...

Pesquisas mostram que Lula pode repetir 2022 no Nordeste, quando obteve 12,5 milhões de votos a mais que Bolsonaro

Pesquisa recente nos nove estados do Nordeste, conforme Bahia Notícias, aponta Lula na frente de Bolsonaro no segundo turno, com margens que variam...

CBF barra uniforme vermelho de goleiros, e Brasil usará verde contra a Escócia

A Seleção Brasileira mudará o uniforme dos goleiros para a partida contra a Escócia, nesta quarta-feira (23), às 19h, pela última rodada da...