Jordávio Ramos pede a Lula transferência do Hospital Nair Alves de Souza para a gestão federal

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB) encaminhou, nesta segunda-feira (24), uma indicação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ministro da Educação, Camilo Santana (PT), propondo a transferência da gestão do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), em Paulo Afonso, para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), do governo federal.

 

O HNAS atende cerca de 500 mil pessoas de 23 cidades em quatro estados, com um custo anual de aproximadamente R$ 50 milhões para sua gestão. De acordo com Jordávio, a prefeitura de Paulo Afonso arca com cerca de 70% deste valor, mesmo recebendo apenas R$ 5 milhões por ano do governo da Bahia e R$ 10 milhões por ano do Ministério da Saúde.

 

Segundo o deputado Jordávio Ramos, a prefeitura encontra-se em situação pré-falimentar, o que tem gerado preocupações sobre a possível falência do hospital nos próximos meses. Além disso, há relatos de falta de medicamentos básicos e materiais cirúrgicos no hospital.

 

Com o objetivo de garantir a continuidade do atendimento médico de qualidade no HNAS, o deputado propõe a transferência da gestão do hospital para a Ebserh, transformando-o em um Hospital Universitário.

 

“A Univasf Paulo Afonso conta com o segundo melhor curso de medicina do estado da Bahia, segundo o ENADE 2019, o que torna o hospital uma importante ferramenta de ensino e pesquisa na região. O hospital já pertence, desde 2015, em termos escriturários, a Univasf, o que facilitaria essa transferência. Escutando o amigo ex-vereador Mario Galinho, fiquei ciente de que a transferência é mais que necessária”, disse Jordávio.

 

A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela gestão de hospitais universitários federais em todo o país. Com a transferência da gestão do HNAS para a Ebserh, o hospital teria acesso a recursos federais para melhorar a infraestrutura, adquirir equipamentos modernos e ampliar o quadro de profissionais de saúde.

 

A indicação foi encaminhada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e aguarda avaliação do presidente da República e do Ministro da Educação.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Com show de Geraldo Azevedo, Largo do Pelourinho atinge lotação máxima e PM fecha acessos

Resumo: O Largo do Pelourinho, praça principal do Centro Histórico de Salvador, atingiu lotação máxima na noite deste domingo (21) durante o show...

Homem é esfaqueado no tórax em município do Sertão Produtivo

Um homem de 46 anos ficou ferido após ser Esfaqueado no lado esquerdo do peito, em Palmas de Monte Alto, na tarde de...

“Caça à taça” une esporte, cultura e gameficação em projeto interdisciplinar, no município de Conde

Um projeto educativo no Colégio Estadual Celso Mendes de Lima, em Conde (NTE 18), uniu esporte, cultura, integração e conhecimento. Alunos da 1ª,...