Cappelli diz coletar dados para apresentar ‘maior raio X possível’ a Lula

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, disse que está fazendo um esforço para coletar dados e informações para apresentar o “maior raio X possível” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a conduta do GSI em relação aos atos golpistas de 8 de janeiro.

Cappelli falou com jornalistas após se reunir com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo da reunião, solicitada por Moraes, foi “afinar encaminhamentos”, segundo Cappelli.

Na última quinta-feira, 20, Moraes intimou Capelli para identificar em até 24 horas todos os servidores civis e militares que aparecem nas imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto – determinação que já foi atendida. Na semana passada, a revelação de um vídeo mostrando Gonçalves Dias circulando entre golpistas durante a invasão do local levou GDias a pedir demissão no mesmo dia.

Moraes também determinou a retirada do sigilo das imagens. O material revelado mostrou agentes do GSI cumprimentando invasores e até tentativa de arrombamento de caixa eletrônico. Cappelli reforçou que sua equipe está apurando a conduta de todos os agentes que apareceram nas imagens e que os servidores responderão por desvio funcional.

Cappelli afirmou que “há determinação do presidente” para acelerar a atualização dos quadros funcionais do GSI. Desde a posse de Lula, 35% do quadro de funcionários do órgão foi trocado, de acordo com o ministro interino. “É absolutamente natural e a gente vai acelerar esse processo”, reforçou.

O ministro interino do GSI disse que o esforço para coletar dados incluiu conversas com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o senador Jaques Wagner (PT-BA), o ministro da Defesa, José Múcio, e ex-ocupantes do cargo, como Raul Jungmann e Aldo Rebelo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

No Grammy, Bad Bunny protesta contra política de Trump: “Fora, ICE”

No Grammy Awards, o cantor porto-riquenho Bad Bunny usou o palco para criticar a política anti-imigração do governo de Donald Trump, presidente em...

Virginia enfrenta gritos e chuva; saiba tudo sobre o ensaio na Sapucaí

Virginia Fonseca fez sua estreia como rainha de bateria da Grande Rio no ensaio técnico da Sapucaí, marcado por chuva intensa, lama e...

Influenciador brasileiro que defende Trump é preso pelo ICE nos EUA

O influenciador brasileiro Junior Pena, conhecido por conteúdos sobre imigrar para os EUA, foi detido pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA...