Assembleia anuncia que recorrerá de decisão liminar contra arquivamento da CPI do MST

Publicado:

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) anunciou que não instalará imediatamente a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as ocupações do MST no interior do estado, até o encerramento dos recursos cabíveis contra a decisão liminar do desembargador Cássio Miranda, que atendeu à ação ajuizada pelo deputado estadual Leandro de Jesus (PL).

 

O presidente da AL-BA, deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), afirmou estar convicto da correção da sua decisão, arquivando a matéria por não ser da competência do legislativo estadual tratar de temas relacionados à legislação fundiária.

 

A interpretação de Adolfo é a mesma disposta no parecer elaborado pelo procurador jurídico da AL-BA, Graciliano Bomfim, que entendeu que o tema é de competência exclusiva da União, sendo então responsabilidade do Congresso Nacional apurar fatos envolvendo a questão fundiária.

 

Adolfo já havia arquivado o pedido de criação da CPI no último dia 26 de abril, com base do parecer da procuradoria jurídica. Na sexta-feira (28), porém, Leandro de Jesus, autor do pedido de CPI, impetrou um mandado de segurança no Poder Judiciário, para derrubar a decisão do presidente da AL-BA, que atendeu ao disposto no parecer da procuradoria.

 

Nesta quinta, o desembargador Cássio Miranda deferiu o pedido de liminar realizado pelo deputado estadual Leandro de Jesus (PL) e determinou a imediata instalação da CPI do MST.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Demarcação de terra indígena na Bahia é oficializada na COP30 após anos de disputa e ataques contra pataxós

A Terra Indígena Comexatibá, localizada em Prado, no Extremo Sul da Bahia, teve sua demarcação reconhecida pelo Ministério da Justiça. A assinatura da...

PF deflagra ação contra acusados de crime financeiro e imigração ilegal; três dos alvos moravam em Porto Seguro

A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta quarta-feira, uma operação para desmantelar uma organização criminosa transnacional. O foco do trabalho foi em...

Deputado do PSD que deixou governo para encaminhar apoio a ACM Neto já foi preso em operação da PF; relembre o caso

O deputado estadual Cafu Barreto, do PSD, decidiu deixar a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) na Assembleia Legislativa da Bahia. Ele segue...